CONFERÊNCIA – O FUTURO DA INDÚSTRIA NA EUROPA – Oradores

Bannerv1

 PROGRAMA | ORADORESFOTOS | VÍDEOSCONTACTOS | United-Kingdom-Bandeira-Icon

 

António Saraiva – Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

Discurso de Abertura aqui

Discurso de Encerramento aqui

António Saraiva

 

António Saraiva, nascido em 1953, 2 filhos, 4 netos, é Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde Janeiro de 2011. Foi Presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa de Janeiro de 2010 a Janeiro de 2011. Diretor da Metalúrgica Luso-Italiana desde 1989 e Administrador a partir de 1992, adquiriu a empresa ao Grupo Mello em 1996, sendo atualmente Presidente do Conselho de Administração.

 

Emma Marcegaglia – Presidente da BUSINESSEUROPE

EM picture high resolution crop

Emma Marcegaglia é Presidente da BUSINESSEUROPE desde julho de 2013 e é Presidente e CEO da Marcegaglia Holding S.p.A. e da Marcegaglia Investments Srl, a sociedade gestora de participações sociais do grupo. É Presidente da ENI desde maio de 2014, Presidente da Fondazione Eni Enrico Mattei (FEEM) desde novembro de 2014 e Presidente da Universidade Luiss Guido Carli desde julho de 2010. Foi Presidente da Cofindustria desde maio de 2008 até maio de 2012. Possui cargos em vários Conselhos de Administração, e tem uma Licenciatura em Gestão de Empresas, com distinção, na Universidade Bocconi em Milão e um Mestrado em Gestão de Empresas pela Universidade de Nova Iorque.

Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa – aqui

António Costa – Primeiro Ministro de Portugal

ImageGen.ashx

António Costa nasceu em Lisboa, em 1961. É licenciado em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e Pós-graduado em Estudos Europeus pela Universidade Católica de Lisboa e Advogado. Foi membro da Assembleia Municipal de Lisboa em 1982/1993. Foi Deputado à Assembleia da República em 1991/2004. Foi Vereador na Câmara Municipal de Loures em 1993/1995. Foi Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares do XIII Governo Constitucional, entre 1995 e 1997, e Ministro dos Assuntos Parlamentares, entre novembro de 1997 e outubro de 1999. Foi Ministro da Justiça de outubro de 1999 a abril de 2002. Foi Presidente do Grupo Parlamentar do PS de abril de 2002 a março de 2004. Foi Deputado ao Parlamento Europeu de junho de 2004 a março de 2005 e Vice-Presidente do Parlamento Europeu. Foi Ministro de Estado e da Administração Interna no XVII Governo Constitucional de março de 2005 a maio de 2007. Foi Presidente da Câmara Municipal de Lisboa de 1 de agosto de 2007 a 6 de abril de 2015. Foi Membro do Comité das Regiões entre 2010 e 2015. Foi Presidente do Conselho da Área Metropolitana de Lisboa de 4 novembro de 2013 a 6 de abril de 2015. É Secretário-Geral do Partido Socialista desde 22 de novembro de 2014.

Augusto Santos Silva – Ministro dos Negócios Estrangeiros

mne-augusto-santos-silva

Augusto Santos Silva nasceu no Porto, em 1956. Doutorado em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (1992). Professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Membro do XVIII Governo Constitucional, como Ministro da Defesa Nacional (2009-2011). Membro do XVII Governo Constitucional, como Ministro dos Assuntos Parlamentares (2005-2009). Deputado à Assembleia da República, pelo círculo eleitoral do Porto (em efetividade de funções entre 2002 e 2005 e em 2011, com funções suspensas por participação no Governo entre 2005 e 2011). Membro do XIV Governo Constitucional, primeiro como Secretário de Estado da Administração Educativa (1999-2000), depois como Ministro da Educação (2000-2001) e como ministro da Cultura (2001-2002). Pró-reitor da Universidade do Porto (1998-1999). Presidente do conselho científico da Faculdade de Economia do Porto (1998-1999). Filiado no Partido Socialista desde 1990, é atualmente membro da sua Comissão Política Nacional. Tem vários livros publicados, na área da sociologia e das ideias políticas.

Manuel Caldeira Cabral – Ministro da Economia

ImageGen.ashx-2

Manuel Caldeira Cabral nasceu em Lisboa, em 1968. É Deputado do Partido Socialista eleito por Braga, desde Outubro de 2015. É Professor de Economia da Universidade do Minho, desde 2004. Escreve uma coluna quinzenal no Jornal de Negócios, desde 2007. Foi representante o Partido Socialista na negociação do quadro comunitário de apoio 2020 (2013-2014). Foi Investigador visitante do Departamento de Investigação de Comércio e Integração Económica do Banco Mundial, em Washington, em 2012, em licença sabática. Foi Assessor Económico do Ministro de Estado e das Finanças do XVIII Governo, entre 2009 e 2011 e Assessor Económico do Ministro da Economia e Inovação do XVII Governo (em 2009). como investigador em tempo integral no Departamento de Economia da Universidade de Nottingham, como estudante de Doutoramento, com uma bolsa de Doutoramento Praxis XXI.

Carlos Moedas – Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação

Román Escolano – Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento

Roman_Escolano

Román Escolano é Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento desde setembro de 2014. É responsável pelas atividades do Banco em Espanha, Portugal, países do Magrebe e da América Latina. Román Escolano é também Presidente do Conselho Fiscal do Fundo Marguerite, um fundo de investimento pan-Europeu. O Sr. Escolano já possuiu diversos cargos, tanto no setor público como privado. Anteriormente, foi Presidente do Instituto de Crédito Oficial, o banco de fomento espanhol. Entre outros cargos, foi Diretor de Relações Institucionais no BBVA e Diretor do Departamento de Economia do Gabinete do Primeiro Ministro Espanhol. Em 1989, tornou-se “Economista do Estado” espanhol. Formou-se em Economia pela Universidad Autónoma de Madrid.

 

Maria João Rodrigues – Vice-presidente do Grupo S&D no Parlamento Europeu

PT

Atualmente Membro do Parlamento Europeu, Vice-Presidente do Grupo S&D com o pelouro das Políticas Económicas e Sociais, foi Ministra do Emprego em Portugal e tem sido uma legisladora trabalhando em diversos cargos nas Instituições Europeias desde 2000, particularmente em equipas de topo durante as Presidências da União Europeia. Em termos académicos, foi professora de políticas económicas Europeias no European Studies Institute – Université Libre de Bruxelles e no Instituto Universitário de Lisboa. Foi também diretora do Conselho Consultivo da Comissão Europeia para as ciências socioeconómicas.

 

Nicolas Buck – Presidente da FEDIL – Federação Empresarial do Luxemburgo

Nicolas_Buck

Nicolas Buck é um empresário. Foi cofundador de uma empresa chamada Victor Buck Services em 2000, que evoluiu de um staff de 2 pessoas para 200, e que vendeu em 2012. Durante os últimos anos, Nicolas tem criado novas startups e financiado novos projetos de negócio. Em 2016, Nicolas Buck foi eleito Presidente da FEDIL. Licenciado em Ciências Económicas pela Universidade de Bath, e é também um Wirtschaftsingenieur da Hochschule für Druck und Medien em Estugarda. Possui cargos em vários Conselhos Administrativos do setor bancário e foi eleito Ernst & Young Entrepreneur of the year em 2004.

 

Loïc Armand – Presidente do Comité Europeu da MEDEF (França)

IMG_4758

Loïc Armand possui uma licenciatura em economia e concluiu os seus estudos no Institut d’Etudes Politiques de Paris (1975) e na Ecole Nationale d’Administration (1980). É atualmente Presidente da L’OREAL France, a subsidiária francesa do Grupo L’OREAL, e também Presidente Sénior do Grupo para os Assuntos Institucionais. Loïc Armand é membro do conselho da Fédération des Entreprises de la Beauté (FEBEA). É também o Presidente da Associação Europeia de Cosméticos (Cosmetics Europe) e Vice-Presidente para a Europa Ocidental da World Federation of Advertisers (WFA). Outros cargos incluem a Vice-Presidência da Union des Annonceurs (UDA) e a Presidência do Comité Europeu da MEDEF.

 

Guillermo Ulacia – Presidente do Comité de Indústria e Energia da CEOE (Espanha)

Guillermo_Ulacia_thumb

É o Presidente da FEMETAL (Federación de Empresarios del Metal y Afines del Principado de Asturias) e Presidente do Comité de Indústria e Energia da CEOE. Combina estas responsabilidades juntamente com atividade consultiva em fundos de investimento privados, bem como com cargos em vários conselhos diretivos de empresas dos setores da engenharia, da energia e químico. Alguns dos cargos de destaque que desempenhou incluem: Presidente da Administração e da Comissão Executiva da Gamesa Corporación Tecnológica, Vice-Presidente Executivo Sénior do Arcelor Flat Carbon sector, Presidente da Sidmar, Vice-Presidente de Manufatura – General Motors España, Presidente da Steel 24-7, Presidente da Innobasque (Agencia Vasca de Innovación).

 

Markus Beyrer – Diretor Geral da BUSINESSEUROPE

Markus J. Beyrer, Director General, BUSINESSEUROPE

Markus J. Beyrer é o Diretor-Geral da BUSINESSEUROPE desde finais de 2012. Antes disso, ocupou os cargos de CEO da Holding Industrial Alemã ÖIAG, Diretor Geral da Federação das Indústrias Austríacas (IV) e Diretor para os Assuntos Económicos da Câmara Económica Federal Austríaca. Estudou Direito e Ciências Comerciais em Viena, licenciando-se em Direito pela Universidade de Viena. Posteriormente, completou estudos pós-graduados em Direito Europeu na Danube University em Krems (Áustria) e o Stanford Executive Programe na Graduate School of Business at Stanford University. Markus Beyrer é casado e tem dois filhos.

 

Luís Mira Amaral – Presidente do Conselho da Indústria da CIP

Eng-Mira-Amaral2

Engenheiro Eletrotécnico pelo IST, Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e Pós-Graduado em Gestão pela Universidade de Stanford. Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social e Ministro da Indústria e Energia. É atualmente Presidente Executivo do Banco BIC Português SA, Professor Catedrático Convidado de Economia e Gestão do IST, Administrador da Sociedade Portuguesa de Inovação e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP.

 

José Silva Peneda – Conselheiro Principal do Presidente da Comissão Europeia para a Política Social Europeia

Silva-Peneda

Licenciado em Economia (U.P.). Diplomado em Administração do Desenvolvimento (Institute of Social Studies – Haia). Deputado à Assembleia da República e à Assembleia Municipal da Maia. Secretário de Estado da Administração Regional Local. Foi Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional e Ministro do Emprego e da Segurança Social, bem como representante pessoal do Primeiro-Ministro no dossier das redes transeuropeias. Foi também Deputado ao Parlamento Europeu, Presidente do Conselho Económico e Social (CES) e Conselheiro Principal do Presidente da Comissão Europeia.

 

Renate Hornung-Draus – Presidente do Comité de Assuntos Sociais da BUSINESSEUROPE

hornung-draus-thumb

Renate Hornung-Draus é a Diretora-Geral e Diretora de Assuntos Europeus e Internacionais da Confederação de Empregadores Alemães – BDA. É Presidente do Comité de Assuntos Sociais da BUSINESSEUROPE, Vice-Presidente da Organização Internacional dos Empregadores (OIE) e Employer-Vice-Chair do Subcomité do Conselho de Administração da OIT sobre empresas Multinacionais. Publicou vários trabalhos na área da Política Social Europeia e relações industriais, e é licenciada em Economia pela Universidade de Freiburg im Breisgau (Alemanha).

 

Gonçalo Lobo-Xavier – Vice-Presidente e membro do CESE em representação da CIP

VP Communication Gonçalo Lobo Xavier

Board Advisor na AIMMAP – Associação das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas e Afins de Portugal, desde Janeiro de 2013. Desde Novembro de 2011 que é membro indicado pela CIP para o Comité Económico e Social Europeu, órgão consultivo da UE. Foi eleito em Outubro de 2015 Vice-Presidente dessa instituição, com o pelouro da Comunicação, para o período 2015/2018. É Vice-Presidente do Conselho Fiscal da PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção. Membro do FORUM MANUFUTURE. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade do Minho, fez uma especialização em Internet Marketing na UWF – University of West Florida e fez o International Summer Course no Mikkeli Polytechnic em Mikkeli na Finlândia em 2000.

 

Nelson Fontainhas – Partner na Deloitte Portugal

Nelson Fontainhas 2

Partner da Deloitte em Portugal com mais de 16 anos de experiência em consultoria de estratégia e operações. Integra a divisão de consultoria para os sectores de Manufacturing, Consumer Business, Energy & Resources, Aviation & Transport Services, onde para além de outras responsabilidades, lidera o Programa Indústria 4.0 dentro da Deloitte Portugal. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE.

 

Koen De Backer – Direção Ciência, Tecnologia e Indústria, OCDE

Intervenção aqui

Koen_de_Backer

Koen De Backer é um Economista Sénior na Direção para a Ciência, Tecnologia e Indústria (CTI) da OCDE. Coordena as atividades do Grupo de Trabalho sobre a Globalização da Indústria, analisando as ligações entre a globalização e CTI no sentido geral, e quais os seus efeitos diretos nas políticas de governação. É um dos líderes do trabalho da OCDE sobre Cadeias de Valor Globais e Comércio de Valor Acrescentado. Koen De Backer juntou-se à OCDE em 2006 e desde então tem trabalhado em diferentes tópicos dentro da Direção CTI e na Direção de Estatística. Possui um Doutoramento na K.U. Leven (Bélgica) e um Mestrado em Gestão de Empresas na K.U. Leuven/UCI (EUA).

 

Lars Mikkelgaard-Jensen – Presidente da DI – Confederação das Indústrias Dinamarquesas

Lars_Mikkelgaard_Jensen

Lars Mikkelgaard-Jensen é o Presidente da IBM Dinamarca. Juntou-se à IBM em 1983 e ocupou vários cargos superiores de administração na IBM Dinamarca e na IBM Europa. Antes do seu atual cargo, Lars Mikkelgaard-Jensen foi Diretor-Geral Nacional da IBM Dinamarca, entre 2004 e 2014. Ocupa também cargos externos á empresa, tenho sido Presidente do Conselho Nacional de Inovação Dinamarquês, Presidente do Danish Design Center e membro do conselho do Danish National Growth Fund. Lars Mikkelgaard-Jensen tem um Mestrado em Ciências Económicas pela Universidade de Copenhaga.

 

Stefan Mair – Membro do Conselho Executivo da BDI – Federação das Indústrias Alemãs

Stefan_Mair

Stefan Mair estudou Ciências Políticas, Económicas e Sociais na Ludwig Maximilians University em Munique. Em 1992, recebeu o seu doutoramento em Ciência Política. Nos anos seguintes trabalhou como conselheiro para questões de África na Foundation for Science and Politics (SWP). De 2002 a 2010 foi membro da administração da SWP e de 2007 a 2009 também desempenhou a função de diretor de investigação. Em 2010, o Dr. Stefan Mair passou a trabalhar na Federação de Indústrias Alemãs (BDI), desempenhando funções como membro da Direção-Geral desde 1 de novembro desse ano.

 

Jorge Portugal – Diretor Geral da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação

_PAF1629

Jorge Portugal nasceu a 27/4/1964, no Porto, é casado e tem uma filha.  É diretor-geral da COTEC Portugal, associação empresarial para a cooperação em inovação tecnológica. Foi consultor do Presidente da República para a inovação e do Governo de Portugal para a área da modernização dos serviços públicos. Tem experiência nos sectores das tecnologias de informação e comunicação, Distribuição e Banca. Concluiu a licenciatura, mestrado e Doutoramento no Instituto Superior Técnico. Tem um MBA pela faculdade de economia da Universidade Nova de Lisboa.

 

Fernando Sousa – Administrador da CEI – Companhia de Equipamentos Industriais, Lda.

Fernando_Sousa_CEI

Atividade Profissional à presente data: 1995 – Sócio Gerente da empresa CEI Companhia de Equipamentos Industriais, Lda.; 1997 – Administrador da Empresa ZIPOR – Equipamentos e Tecnologia Industrial, SA; 2010 – Vice-Presidente da AIMMAP (Associação dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos e afins de Portugal) em representação da CEI; 2011 – Vogal do Conselho de Administração do CENFIM; 2015 – Presidente do Conselho de Administração da PRODUTECH; 2013 – Presidente da Direção da AFTEM; 2009 – Membro do High Level Group da Plataforma Tecnológica Europeia MANUFUTURE. Habilitações Literárias: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo IST (Lisboa).

 

José Manuel Fernandes – Membro do Parlamento Europeu

Jose_Manuel_Fernandes

Deputado ao Parlamento Europeu desde 2009, onde integra o grupo do Partido Popular Europeu. Foi presidente da Câmara Municipal de Vila Verde (1997-2009) e eleito deputado à Assembleia da República como cabeça-de-lista do PSD por Braga em 1999. É presidente Comissão Política Distrital do PSD de Braga, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Braga e é presidente honorário da ACES Europe. No Parlamento Europeu, é coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos e foi relator do Orçamento da União Europeia para 2016 e do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos.

 

João Castello Branco – Presidente da Comissão Executiva da SEMAPA – Sociedade de Investimento e Gestão

Eng Joao Castello Branco thumb

Nacionalidade Portuguesa, nascido a 24/10/1960. Possui uma Licenciatura em Engenharia Industrial pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e um MBA pela INSEAD (Fointainebleu). Desde julho de 2015, é o Presidente Executivo da Semapa – Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A.. Previamente, trabalhou na McKinsey & Co. como Parceiro e Diretor na McKinsey Iberia, onde liderou o escritório em Lisboa e depois em Madrid. Foi líder do McKinsey Banking and Securities Practice, e também do Insurance Practice, onde liderava o departamento de Finanças Corporativas. Atualmente, desempenha também funções como Vice-Presidente do Conselho na The Navigator Company e na Secil, desde 2015.

 

João Almeida Lopes – Vice-Presidente da CIP 

Dr. João Almeida Lopes

Presidente da Direção da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, desde 2007 e Diretor Geral e Presidente do Grupo Medinfar desde 1990, é Vice-Presidente do Conselho Geral da CIP desde abril de 2014. Entre 1996 e 2011 assumiu a vice-presidência e a presidência da Direção do IBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica e, desde 2008, desempenha o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Genibet Biopharmaceuticals, S.A.. Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia, em Lisboa.

 

POPH
QREN
Governo da República Portuguesa
União Europeia