Conferência | Moldar o Futuro – O Imperativo do Crescimento | ORADORES

 

moldarfuturo_site1140x260-3

INÍCIO | PROGRAMA | INSCRIÇÕES | ORADORES e INTERVENÇÕES FOTOS

 

Slide Painel 1

Slide Painel 2

Slide Painel 3

ORADORES E INTERVENÇÕES

António Saraiva – Presidente, CIP – Confederação Empresarial de Portugal

António Saraiva

António Saraiva, nascido em 1953, 2 filhos, 4 netos, é Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde Janeiro de 2011. Foi Presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa de Janeiro de 2010 a Janeiro de 2011. Diretor da Metalúrgica Luso-Italiana desde 1989 e Administrador a partir de 1992, adquiriu a empresa ao Grupo Mello em 1996, sendo atualmente Presidente do Conselho de Administração.

Discurso de Abertura

Discurso de Encerramento

 

Sua Excelência O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

pr-fotografiaoficial-frame

Consulte o portal da Presidência da República para mais informações.

António Costa e Silva – Presidente, Grupo Partex Oil and Gas

antonio_costa_e_silva_frame

António Costa Silva é professor no IST (Instituto Superior Técnico de Lisboa) onde fez a agregação em Planeamento e Gestão Integrada de Recursos Energéticos. Licenciatura em Engenharia de Minas pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, fez o Mestrado em Engenharia de Petróleos no Imperial College (Universidade de Londres) e o Doutoramento no Instituto Superior Técnico e no Imperial College, defendendo uma tese sobre “O Desenvolvimento de Modelos Estocásticos aplicados aos Reservatórios Petrolíferos”. É o actual Presidente da Comissão Executiva do Grupo PARTEX OIL AND GAS. A PARTEX está envolvida em projectos de exploração e produção de petróleo e gás em Abu Dhabi, Oman, Cazaquistão, Brasil, Argélia, Angola e Portugal.

 

Jorge Marrão – Presidente, Associação Missão Crescimento

jorge_marrao_frame

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia. Professor no Instituto Superior de Economia em Pós-Graduação em Economia Portuguesa. Partner da Deloitte Portugal. Presidente do Conselho Geral da Associação Missão Crescimento. Membro de várias instituições portuguesas e estrangeiras. Administrador de várias empresas de família. Colabora regularmente com órgãos de comunicação social.

 

Óscar Gaspar – Presidente, Associação Portuguesa de Hospitalização Privada

oscar_gaspar_frame

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Trabalhou na banca comercial e de investimentos. Assessor e chefe de gabinete do Secretário de Estado do Orçamento. Membro do Conselho Fiscal IGFCSS e Administrador da Metro-Mondego, SA. Assessor Económico do Primeiro-Ministro de 2005 a 2009 e Secretário de Estado da Saúde (2009-2011). Foi assessor económico do Secretário-Geral do PS e depois Diretor de External Affairs da MSD. É Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.

 

Pedro Ferraz da Costa – Presidente, Fórum para a Competitividade

pedro_ferraz_da_costa_frame

CEO e proprietário de um grupo familiar de produtos farmacêuticos e de produtos agrícolas com 273 colaboradores. Dedica-se há mais de 40 anos a organizações empresariais. Foi Presidente da CIP de 1981 a 2001, é Presidente do Fórum para a Competitividade, Presidente da Assembleia Geral da AIP – Associação Industrial Portuguesa e Presidente do Conselho de Curadores da Fundação AIP.

 

Mark C. Rom – Associate Dean for Academic Affairs, McCourt School of Public Policy (Georgetown University)

mark_c_rom_frame

Mark Rom received his B.A. from the University of Arkansas (magna cum laude) and his M.A. and Ph.D. in political science at the University of Wisconsin, Madison in 1992. He has served as a legislative assistant for the Honorable John Paul Hammerschmidt of the US House of Representatives, as a research fellow at the Brookings Institution, as a senior evaluator at the US General Accounting Office, and as a Robert Wood Johnson Scholar in Health Policy Research at the University of California, Berkeley. His most recent publications include “The Scholarly Conference: Do We Want Authority and Tradition or Democracy and Markets?” “Below the (Bible) Belt: Religion and Sexuality Education in American Public Schools” and “Grading More Accurately”. His dissertation, The Thrift Tragedy: Are Politicians and Bureaucrats to Blame?, was the co-winner of the 1993 Harold Lasswell Award from the American Political Science Association as the best dissertation in the public policy field.  Mark loves to teach. At the McCourt School, he has led courses in Ethics and Values in Public Policy, the Public Policy Process, Quantitative Methods, among others. While at Georgetown, he has been selected as a Teaching Fellow (through CNDLS) and three times has been selected by the students as the outstanding faculty member in the Graduate Public Policy Institute.

Apresentação

 

Gustavo Guimarães – Presidente, Tranquilidade S.A.

gustavo_guimaraes_frame

Empresário com investimentos em agricultura, distribuição de lubrificantes, real estate e seguros, é Presidente da Seguradoras Unidas, empresa de seguros que uniu a Tranquilidade, a Açoreana e a Logo e foi Vice-Presidente do Grupo Shell, onde trabalhou durante 18 anos em diferentes cargos executivos por todo o mundo. Acumulou uma vasta experiência em gestão com um trajecto diversificado passando pelo sector Público e Privado, especialmente em Energia. Durante a sua carreira profissional que começou em 1982, foi jornalista na Rádio Renascença, funcionário da Partex, Chefe de Gabinete do Presidente do Conselho Nacional do Plano e director da Petrogal. Durante os 15 anos que viveu no estrangeiro manteve sempre ligações com a comunidade Portuguesa, sendo membro do Conselho de Orientação Estratégica da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e membro da direcção de IPSSs pro-bono. É licenciado em Economia, MBA e titular de vários diplomas de formação profissional, entre outros pela universidade de Oxford, Institute du Petrole em Paris e INSEAD. Gustavo M. Guimarães é casado, tem 4 filhos e 2 netos (para já).

 

Jordi Llach – Diretor-Geral, Nestlé Portugal

jordi_llach_frame

Jordi Llach é licenciado em Economia pela Universitat Autónoma de Barcelona é casado e tem dois filhos. Iniciou a sua carreira na Nestlé Espanha em 1989, tendo desenvolvido praticamente toda a sua experiência profissional na área de Culinários, com diferentes responsabilidades em Marketing, Vendas e na Strategic Business Unit (SBU) em Vevey. Em 2009 foi transferido para Itália, onde, após um ano, foi nomeado Business Executive Manager da marca Buitoni. Regressou a Espanha em 2013, onde assumiu funções como Diretor do negócio de Culinários. É Diretor-Geral da Nestlé Portugal desde Agosto de 2015.

 

Markus Kemper – Presidente, Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã

markus_kemper_frame

Markus Kemper está ligado à Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã desde 2003 onde ocupa atualmente o cargo de Presidente. Desempenha igualmente o cargo de CEO da empresa Filkemp – Industria de Filamentos, SA. e de duas empresas ligadas ao ramo imobiliário.

 

Rodrigo Rosa – CEO, OGMA

rodrigo_rosa_frame

É atualmente Presidente & CEO da OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, SA. Licenciado em Direito pela Universidade Mackenzie, de São Paulo, e possui um MBA pela Fundação Getulio Vargas/Cranfield University. Integra a Embraer desde 1999 tendo ocupado diversos cargos executivos e no Conselho de Administração e no Conselho Fiscal de várias empresas detidas pelo grupo na China, EUA e Reino Unido.

 

Ana Paula Rafael – CEO, Dielmar

ana_paula_rafael_frame

Licenciada em Direito, pela Universidade Católica, Ana Paula Rafael é actualmente uma das maiores Empresárias Portuguesas. Com criatividade e uma energia inesgotável, ocupa o cargo de CEO da DIELMAR, empresa de confecção de vestuário para homem fundada há 51 anos. Inspirada pelo trabalho de alfaiataria do Avô, tomou as rédeas do negócio do Pai e hoje gere os destinos de cerca de 400 colaboradores em Alcains, Castelo Branco.

 

Carlos Barros – Diretor Geral, Fujitsu Portugal

carlos_barros_frame

Carlos Barros lidera a Fujitsu em Portugal, o maior empregador japonês no nosso país, com presença há 40 anos e 1.400 colaboradores. Promovendo a Transformação Digital e Inovação nas organizações, Carlos Barros tem potenciado o investimento estrangeiro em Portugal, com a criação do Centro de Competências global que, a partir de Lisboa e Braga, presta serviços em 23 línguas para 350.000 utilizadores em 150 países.

 

Miguel Pina Martins – CEO, Science4you

miguel_pina_martins_frame

Miguel Pina Martins nasce a 8 de Janeiro de 1985. Em 2008 cria a Science4you, a atual líder nacional no mercado dos brinquedos, a terceira maior do seu setor a nível Ibérico e com uma presença internacional notável em 35 países.Miguel Pina Martins foi distinguido várias vezes, com prémios Nacionais e Internacionais. Em 2015 teve a honra de receber a Condecoração da Presidência da República com a Ordem de Mérito Empresarial.

 

Paula Panarra – Diretora-Geral, Microsoft Portugal

paula_panarra_frame

Paula Panarra ingressou na Microsoft em 2010 como diretora de Marketing e assumiu responsabilidade pelo mercado empresarial, de consumo e digital, tendo de planear e executar a comunicação com clientes, parceiros e consumidores. Ao fim de três anos passou a diretora de Marketing & Operações, tendo a seu cargo a atividade operacional e desenvolvimento do negócio, bem como os investimentos de marketing. Licenciada em Engenharia Química – Biotecnologia pelo Instituto Superior Técnico, e com mais de 20 anos de experiência profissional, Paula Panarra assumiu ao longo da sua carreira diversas funções, somando ao seu curriculum a passagem pela Procter & Gamble, onde esteve 15 anos.