Conferência | Moldar o Futuro – O Imperativo do Crescimento

moldarfuturo_site1140x260-3

INÍCIO | PROGRAMA | INSCRIÇÕES | ORADORES e INTERVENÇÕES | FOTOS

Na última década, alternando entre anos de crescimento anémico e recessão económica, a economia portuguesa apresenta sinais claros de necessitar de uma reforma profunda que a liberte de constrangimentos ao crescimento e que lhe permita desenvolver-se, num novo paradigma global, com regras e exigências diferentes, que exigem ao País que se renove.

A CIP organizou no dia 23 de fevereiro uma conferência dedicada a este tema, procurando não efetuar um diagnóstico, mas antes encontrar possíveis caminhos que permitam a Portugal responder ao imperativo do crescimento. Pretende-se promover um debate inclusivo e que privilegie a diversidade de perspetivas, de opiniões e de experiências em torno de soluções que nos permitam moldar um futuro mais próspero. A conferência organizou-se em 3 eixos prioritários: (i) Construir uma visão sobre o caminho para o crescimento, identificando de forma clara as mudanças necessárias para renovar Portugal; (ii) compreender de que forma personalidades estrangeiras vêem o nosso país, as oportunidades de investimento, a nossa capacidade de atrair mais e melhor investimento; e (iii) identificar de que forma as tendências do futuro, designadamente a rápida e disruptiva evolução tecnológica e os desafios ambientais e populacionais, terão impacto nas empresas e setores nacionais.

Que desafios e oportunidades enfrentamos e o que necessitamos de fazer para superar os mesmos e alcançar o objetivo do crescimento foi o tema central desta conferência.

POPH
QREN
Governo da República Portuguesa
União Europeia