Conferência “Envelhecimento Ativo / Uma Prioridade para Portugal

eactivo_banner1140x260-3

INÍCIO | PROGRAMA | INSCRIÇÕES | INTERVENÇÕES E CONCLUSÕES | FOTOS

O Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, organiza, no dia 7 de junho, a conferência “Envelhecimento Ativo – Uma Prioridade para Portugal” (Centro Cultural de Belém, das 9h30m às 12h45m).

Este Conselho, considera que a qualidade de vida deve ser decorrente do aumento da longevidade. São duas conquistas inseparáveis. Em consequência do avanço da ciência e da tecnologia, a esperança de vida tem vindo a aumentar. No entanto, Portugal vive em contra-ciclo em relação à Europa no indicador esperança de vida saudável. Segundo o Eurostat, os portugueses perderam cerca de três anos de esperança de vida saudável em 2014 face ao ano anterior.

Portugal é um dos países em que uma maior percentagem da população adulta reporta limitações à sua atividade, o que significa que se trata de uma população que envelhece com baixa qualidade de vida, acarretando maior pressão no Sistema de Saúde. A população vive mais tempo, mas, lamentavelmente, com menos Saúde. Consideramos, por isso, essencial analisar e compreender estas tendências, tendo em vista a promoção do envelhecimento ativo com dignidade em Portugal. A conferência “Envelhecimento Ativo – Uma Prioridade para Portugal” visa, precisamente, discutir as principais tendências demográficas, e suas consequências, e possíveis políticas de fomento do envelhecimento saudável.

POPH
QREN
Governo da República Portuguesa
União Europeia