O Comité de Relações Internacionais da BusinessEurope reuniu a 25 de outubro e o primeiro ponto da agenda consistiu em discutir as principais mensagens das empresas europeias sobre uma nova Estratégia Comercial da UE. Neste âmbito, a CIP realçou os temas da necessidade de promover a utilização dos Acordos de Comércio Livre por parte das empresas, especialmente das PME, e também de promover uma avaliação de impacto pós-acordo.

O tema das sanções, nomeadamente a atuação da UE juntos das empresas europeias afetadas pelas sanções impostas pelo Estados Unidos ao Irão, foi também debatido, no contexto de um envolvimento significativo da BusinessEurope neste tema.

A BusinessEurope e as suas federações membro debateram ainda a importância crucial de o Acordo UE-Japão ser agora ratificado pelo Parlamento Europeu, a adoção da sua Posição sobre a necessidade de revigorar a Organização Mundial do Comércio, o avanço tímido do acordo de investimento UE-China, e a nova fase de relacionamento económico com os Estados Unidos.

A última parte da reunião, em sessão aberta, contou com a participação de Sandra Gallina, Diretor-Geral Adjunta da DG Trade da Comissão Europeia e Chefe das negociações do Acordo UE-Mercosul. Na sua intervenção e posterior debate, Sandra Gallina fez o ponto da situação das atuais negociações, tendo-se aprofundado os casos do Mercosul e Estados Unidos. Foi realçado o sucesso que tem sido alcançado pelo Acordo UE-Canadá (CETA).

 

POISE_PT2020_FSE_Bom