O Comité de Assuntos Industriais da BusinessEurope reuniu no dia 17 de outubro e contou com a participação da CIP.

A reunião iniciou-se com a intervenção de Kristian Ruby, Secretário Geral da Eurelectric – Associação Europeia de Empresas Elétricas, sobre energia e transição climática, a que se seguiu uma importante troca de pontos de vista sobre as perspetivas existentes em relação à neutralidade carbónica, RCLE-EU (EU ETS) e preço do carbono (previsível?), papel do gás na geração de energia, phase-out das centrais de carvão na Europa, papel muito importante que vão ter as redes de distribuição, renováveis, automóveis elétricos e insuficiente nº de pontos de carregamento (infraestrutura pública?), papel do hidrogénio, energia nuclear , market design, pacote energia (preocupação com os mecanismos de capacidade “capacity mechanisms”.

Os outros assuntos debatidos foram os seguintes:

  • “European Green Deal” que tem como objetivo tornar a Europa o 1º continente neutro em termos de clima. A CIP referiu algumas preocupações e colocou questões para as quais ainda não parece haver resposta (precisamos de mais detalhes) e considerou que a BusinessEurope devia ter uma abordagem construtiva e holística, não deixando de acompanhar mais de perto alguns assuntos prioritários. É preciso conseguir organizar o diálogo com os vários interlocutores, aqui incluindo os Estados-Membros. Preocupação com a avaliação de impacto, em 2021, para ver se é possível passar dos 50% para os 55% de redução de emissões, em 2030.
  • Estratégia Industrial – a BusinessEurope tem um documento recente que contou com a participação dos Associados da CIP, disponível aqui, e muito brevemente teremos conhecimento de vários relatórios, após o que se decidirá o caminho a seguir.

Para mais informações contactar Manuela Gameiro – manuela.gameiro@cip.org.pt

POISE_PT2020_FSE_Bom