Comissão Europeia promove debate sobre Política das PME

  Categoria: Destaque, União Europeia

logo-sme-assembly-2019

 

 

De 25 a 27 de novembro, a CIP participou na Assembleia das PME, em Helsínquia, a convite da Comissão Europeia.

PMEs, empreendedores, associações empresariais, universidades, ONGs, decisores políticos nacionais e representantes das várias instituições europeias reúnem-se anualmente para debater diagnósticos dos problemas e vulnerabilidades das PMEs e medidas de política económica visando a eliminação de barreiras e a simplificação do enquadramento regulamentar.

A Assembleia das PME integra o evento anual da iniciativa da Semana das PME, inclui também a entrega dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial – este ano, Portugal esteve representado na “shortlist” pelo programa de Estágios internacionais INOV Contacto da AICEP – e, ainda, a divulgação do Relatório Anual do Desempenho das PME. Consulte a página da Comissão Europeia que contem este Relatório assim como as correspondentes “Fact Sheets” referentes a cada Estado Membro da UE.

À margem deste evento, decorreu uma das quatro reuniões anuais dos “SME Envoys”, uma rede que é responsável por acompanhar e recomendar iniciativas de política pública relevantes para a competitividade das PME, melhorando o processo de consulta com as PME nacionais e a cooperação entre os países da UE nesta matéria. Nesta reunião, em Helsínquia, onde participou o “SME Envoy” português – o Presidente do IAPMEI e a Diretora Geral das Atividades Económicas (DGAE), na qualidade de sherpa, assim como um representante da BusinessEurope, foi discutida a futura Estratégia para as PME que será apresentada pela Comissão Europeia no final do primeiro trimestre de 2020, sucedendo ao atual SBA (“Small Business Act”).

Partilhar...Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn