De 25 a 27 de novembro, a CIP participou na Assembleia das PME, em Helsínquia, a convite da Comissão Europeia.

PMEs, empreendedores, associações empresariais, universidades, ONGs, decisores políticos nacionais e representantes das várias instituições europeias reúnem-se anualmente para debater diagnósticos dos problemas e vulnerabilidades das PMEs e medidas de política económica visando a eliminação de barreiras e a simplificação do enquadramento regulamentar.

A Assembleia das PME integra o evento anual da iniciativa da Semana das PME, inclui também a entrega dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial – este ano, Portugal esteve representado na “shortlist” pelo programa de Estágios internacionais INOV Contacto da AICEP – e, ainda, a divulgação do Relatório Anual do Desempenho das PME. Consulte a página da Comissão Europeia que contem este Relatório assim como as correspondentes “Fact Sheets” referentes a cada Estado Membro da UE.

À margem deste evento, decorreu uma das quatro reuniões anuais dos “SME Envoys”, uma rede que é responsável por acompanhar e recomendar iniciativas de política pública relevantes para a competitividade das PME, melhorando o processo de consulta com as PME nacionais e a cooperação entre os países da UE nesta matéria. Nesta reunião, em Helsínquia, onde participou o “SME Envoy” português – o Presidente do IAPMEI e a Diretora Geral das Atividades Económicas (DGAE), na qualidade de sherpa, assim como um representante da BusinessEurope, foi discutida a futura Estratégia para as PME que será apresentada pela Comissão Europeia no final do primeiro trimestre de 2020, sucedendo ao atual SBA (“Small Business Act”).