Comissão Europeia distingue Sonae pela aposta nas startups e na inovação

  Categoria: Notícias dos Associados

2018-02_sonae

 

Multinacional integra pelo segundo ano consecutivo a lista restrita dos “Open Innovation Challengers” a trabalhar com startups na Europa. Sonae também recebeu, pela primeira vez, um prémio pela sua abordagem distintiva à inovação aberta com startups, através da Bright Pixel.

 

A Sonae foi distinguida pelo segundo ano consecutivo em nome da Comissão Europeia como uma das melhores empresas europeias a trabalhar com startups. A multinacional integra a restrita lista de empresas classificadas como “Open Innovation Challengers”, da autoria da Startup Europe Partnership. A distinção da Sonae resulta da opinião das startups europeias sobre as melhores empresas com quem colaborar para o desenvolvimento dos seus projetos e reflete o trabalho desenvolvido ao nível dos negócios de Retalho da Sonae, da área de Sistemas de Informação (BIT), da Sonae IM, da NOS e da Sonae Sierra.
Nuno Lopes Gama, diretor de Inovação e Tecnologias Emergentes na Sonae, afirma: “Mais uma vez a Sonae é premiada pela disponibilidade e abertura para com as startups europeias. Este reconhecimento internacional traduz a aposta crescente dos negócios da Sonae em projetos de inovação assentes no conhecimento, no empreendedorismo e numa colaboração estreita com aquele ecossistema, com o objetivo de criar vantagens competitivas relevantes e duradouras e por isso capazes de reforçar as posições de liderança do Grupo”.

No âmbito dos prémios “Europe’s Corporate Startup Stars”, a Sonae foi também distinguida com o prémio “Open Innovation Innovative Approach Award” pela forma inovadora como trabalha com startups, designadamente através da Bright Pixel, venture studio que tem investido no capital de diversos projetos a nível europeu e mundial e apostado em iniciativas disruptivas para potenciar o desenvolvimento de negócios.

Celso Martinho, fundador e diretor-geral da Bright Pixel, declara: “Este é um reconhecimento importante do trabalho desenvolvido pela Bright Pixel, que reforça o nosso compromisso em continuar a investir na inovação, na transformação digital, na abordagem às startups e à forma como estaspassam das ideias ao produto, e na criação  de condições para desenvolver negócios sustentáveis”.
De entre os projetos que estiveram na base deste prémio, destacam-se o Insert Coin e o GovTech. O primeiro assenta no conceito de “startup on demand”, ou seja, é realizada uma “call” a empreendedores com ideias para resolver desafios lançados pela própria Sonae, para os quais o mercado ainda não oferece uma solução adequada. Os selecionados são posteriormente apoiados pela Bright Pixel em todo o processo de criação da empresa.
Já o GovTech, tratou-se de um concurso promovido em parceria com o Governo português, no qual as startups tiveram o desafio de apresentar um protótipo relativamente a um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU e apenas três seriam selecionadas para ganhar o prémio de 30 mil euros para o desenvolvimento da ideia. O processo de eleição dos vencedores foi realizado através de uma plataforma de votação baseada em tecnologia blockchain, desenvolvida pela equipa da Bright Pixel, na qual foram emitidas 4.959.400 moedas virtuais, das quais 4.559.312 foram investidas nos melhores projetos pelos 1.734 investidores que se registaram.

O ranking “Europe’s Corporate Startup Stars” foi elaborado pela consultora em inovação aberta Mind the Bridge e pela fundação para a inovação Nesta no âmbito da iniciativa Startup Europe Partnership (SEP) da Comissão Europeia. A SEP foi criada pela Comissão Europeia, em janeiro de 2014, no Fórum Económico Mundial de Davos, e é a primeira plataforma de inovação aberta pan-europeia dedicada a transformar as startups europeias em scaleups (empresas com escala) através da criação de ligações com empresas globais e mercados de capitais.

Partilhar...Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn