Comissão do Mercado Interno da BusinessEurope prepara 2º semestre

  Categoria: União Europeia

2019-07-15_imco

 

 

A Comissão do Mercado Interno da BusinessEurope reuniu no dia 26 de junho, em Bruxelas, e contou com a participação da CIP. Nesta altura de transição, os principais assuntos debatidos foram os seguintes:

  • Parlamento Europeu – Preparação das boas vindas aos novos membros da Comissão do Mercado Interno. Foi feita uma apresentação, pelo Chefe do Secretariado desta Comissão do PE, Panos Konstantopoulos, convidado para nos transmitir o ponto de situação e as suas perspetivas a curto-prazo, a que se seguiu um debate sobre Mercado Único, Mercado Único digital, Proteção dos Consumidores, Inteligência Artificial.
  • Presidência Finlandesa do Conselho – As prioridades em termos de competitividade e Mercado Único foram apresentadas por Mikko Holm, Conselheiro para a Competitividade da Representação Portuguesa da Finlândia junto da UE, seguida de perguntas e respostas.

A divisa desta nova presidência é “uma Europa sustentável, um futuro sustentável”. A 3ª prioridade é “reforçar a posição da UE como líder mundial no domínio da ação climática”.

A 2ª prioridade é “tornar a UE mais competitiva e socialmente inclusiva”, onde se inclui tornar o Mercado Interno mais abrangente e orientado para o futuro. Os principais temas associados ao Mercado Interno são a digitalização, a política industrial e a política comercial.

  • Atualização do documento estratégico da BusinessEurope “Priorities for Single Market beyond 2019”, de 20 de novembro de 2018, tendo em conta os últimos desenvolvimentos, até ao início de setembro.

Para mais informações contactar Manuela Gameiro – manuela.gameiro@cip.org.pt

POISE_PT2020_FSE_Bom

Partilhar...Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn