A CIP – Confederação Empresarial de Portugal manifesta a maior preocupação pelo impasse que se verifica no transporte de matérias perigosas e chama a atenção dos diversos intervenientes para os danos que a manutenção desta situação está a causar a empresas e trabalhadores.

Esta é uma situação que só pode ser resolvida pelo diálogo, mas este não pode ocorrer numa situação em que toda a economia se encontra refém de uma situação.

Dialogar no atual posicionamento das partes envolvidas, tal como conhecido, não será seguramente fácil.

A suspensão da greve por um período minimamente razoável, e uma semana assim parece, poderia revestir utilidade na tão necessária resolução do impasse que não pode eternizar-se.

A CIP apela ao Governo para que exerça a máxima influência junto das partes para que seja criada uma base negocial e que tenha a consciência de que a situação que se verifica afeta Portugal como um todo, sendo penalizadora da generalidade dos agentes económicos.

O que aconteceu nos últimos dias exige, também, uma reflexão profunda sobre sectores críticos para a nossa economia e a sua vulnerabilidade.