A CIP – Confederação Empresarial de Portugal reuniu-se hoje com o Secretário de Estado da Internacionalização para debater o documento de trabalho que serve de base ao “Programa Internacionalizar”, o qual pretende articular os sectores privado e público numa estratégia para aumentar as exportações nacionais e a captação de investimento direto estrangeiro. Neste encontro, a CIP teve a oportunidade de afirmar o seu empenho na definição da estratégia e na materialização da mesma, através de propostas que potenciem a sua implementação.

Neste contexto, a CIP considera essencial a definição de medidas que promovam a cooperação empresarial, conferindo dimensão às empresas nacionais na abordagem aos mercados externos.

É também crucial assegurar a participação dos representantes empresariais na preparação das posições governamentais e no acompanhamento das negociações dos Acordos de Comércio Livre da União Europeia, bem como a inclusão dos representantes empresariais na identificação de mercados estratégicos e prioritários.

A CIP considera ainda necessário promover a separação clara do papel de coordenação que compete às entidades públicas, às empresas e às associações que as representam e desenvolvem ações que promovem a sua internacionalização.

Em suma, as propostas apresentadas pela CIP no âmbito do Programa Internacionalizar compreendem quatro grandes áreas de atuação:

  • Capacitação para a internacionalização – formação e investimento
  • Informação sobre os mercados;
  • Ações de promoção externa de mercados;
  • Apoio e aconselhamento nos mercados externos, reforçando importância da Diplomacia Económica.

 

A internacionalização da economia portuguesa constitui-se como uma das mais importantes estratégias para uma recuperação económica sustentada. Trata-se de intensificar o grau de internacionalização, investindo numa trajetória de crescimento baseada numa categórica afirmação das empresas portuguesas nos mercados internacionais. O investimento e a cooperação entre as empresas portuguesas são fulcrais para enfrentar a concorrência nos mercados externos, além de permitirem o reforço da sua competitividade, através de ganhos na capacidade de produção e inovação.

Através da sua presença nos principais organismos empresariais internacionais, a CIP tem, ao longo tempo, lutado para o reforço da importância de Portugal no panorama internacional.

A CIP defende, há muito, a inclusão da internacionalização das empresas como uma prioridade da política económica e louva, por isso, esta iniciativa do atual executivo. A CIP está disponível para contribuir com o seu know-how e com a experiência que os seus Associados possuem no terreno, de forma a assegurar a concretização do apoio prestado à atividade das empresas nos mercados externos.