A CIP – Confederação Empresarial de Portugal e a CGEM – Confédération Générale des Entreprises du Maroc acordaram a criação de um Grupo de Trabalho entre as duas instituições para o Desenvolvimento das Relações Económicas Portugal-Marrocos. O anúncio foi feito no Fórum Económico Portugal-Marrocos, que decorreu em Lisboa no dia 29 de novembro

“Acredito que o aprofundamento das relações comerciais bilaterais passará principalmente pelo reforço das relações entre associações sectoriais de ambos os países”, afirmou o vice-presidente da CIP, Armindo Monteiro, no início do encontro.

O presidente da CGEM, Salaheddine Mezouar, enfatizou a importância do reforço da cooperação regional entre Marrocos e Portugal e apontou a necessidade de se encontrarem sinergias setoriais para expandir os mercados comuns para África e para a América Latina, numa lógica de cadeia de valor industrial.

“Os ganhos em competitividade e as capacidades de adaptação virão da integração regional que otimiza os custos logísticos e a mobilidade do capital humano, enquanto se trabalha num ambiente cultural comum”, disse.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, que também participou no evento, afirmou que os dois países têm, em comum, o objetivo de ter uma maior presença económica nos mercados africanos e apontou que a União Europeia promove o fortalecimento das relações económicas com África.

“Podemos, em conjunto, aproveitar esses recursos”, disse.

O Fórum Económico Portugal-Marrocos contou com a presença de mais de 180 participantes, entre os quais 70 representantes de empresas e entidades marroquinas, que estão em contacto com empresas portuguesas para identificar potenciais oportunidades de negócio.

Participaram também neste encontro o Embaixador do Reino de Marrocos em Portugal, Othmane Bahnini, o Diretor Comercial da AICEP, Miguel Fontoura, e a Diretora Geral da AMDIE, Hicham Boudraa.

Durante o Forum Portugal-Marrocos, realizaram-se quatro mesas-redondas sectoriais, com representantes de empresas dos dois países, sobre Tecnologias de Informação e Comunicação e Empreendedorismo, Energia, Automóvel e Têxtil e Vestuário.

Todas as fotos disponíveis no perfil Flickr da CIP. Aceder aqui

Clique na imagem para visualizar algumas fotos

Não há galeria selecionada ou a galeria foi excluída.

Créditos: Paulo Alexandre Coelho / CIP

AAAA

Apresentações já disponíveis:

AFIA – aqui
AICEP – aqui
AMICA – aqui
CEFAMOL – aqui
EDP – aqui
RENAULT – aqui
SIMOLDES – aqui