“Estamos a repetir os erros do passado recente”

Os líderes Europeus reuniram-se ontem por vídeo conferência e emitiram uma declaração conjunta. A CIP – Confederação Empresarial de Portugal considera que os resultados do Conselho Europeu ficaram muito aquém do necessário.

Face a este choque simétrico que vivemos, é o momento de os líderes Europeus demonstrarem capacidade de ação resoluta e coordenada, num espírito de solidariedade. Em vez disso, deparamo-nos com uma declaração onde a magnitude do desastre económico é menorizado, sem vislumbre de verdadeira União.

Claramente, neste momento, a primeira prioridade é lidar com a crise de saúde ligada ao COVID-19, assegurando as condições necessárias para conseguir dar resposta aos cuidados de saúde.

Mas é urgente coordenar esforços e concentrar recursos para lidar com as consequências desastrosas do COVID-19, que já se fazem sentir a nível socioeconómico. Precisamos de usar todos os instrumentos ao nosso dispor, bem como os recursos financeiros disponíveis, para atacar de forma contra-cíclica esta crise. É necessária uma resposta coordenada e de ajuda mútua de todos os Estados-Membros se quisermos recuperar com a máxima rapidez desta crise.

“A declaração conjunta dos líderes europeus demonstra que não aprendemos com os erros do passado. Precisávamos de uma demonstração de confiança, união e solidariedade que seria também fundamental para reforçar o papel e a credibilidade da União Europeia face aos cidadãos europeus. Precisamos de ações concretas para relançar o investimento e assegurar o emprego e a sobrevivência das empresas. Em vez disso, verificamos que certos países mantêm uma visão limitada e individualista que trarão consequências desastrosas para o crescimento, criação de emprego e para o futuro da União Europeia”, afirma o Presidente da CIP, António Saraiva.