A CIP – Confederação Empresarial de Portugal considera a aprovação por unanimidade do Voto de Saudação de apoio à candidatura de Portugal à fixação da sede da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), um importante estímulo para este desiderato nacional.

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal, considera como um sinal muito importante o facto da Assembleia da República, reunida em Plenário, ter aprovado, por unanimidade, um Voto de Saudação de Apoio à candidatura de Portugal à sede da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em Lisboa, considerando-a como de interesse nacional.

A candidatura de Portugal a acolher a sede da EMA é um desafio transversal a toda a sociedade e deve ser assumida como um verdadeiro desígnio nacional.

A CIP congratula-se pela posição manifestada pela Assembleia da República de reconhecimento da importância da EMA, uma das maiores e principais agências europeias.

O Voto de Saudação agora aprovado sinaliza o empenho do Parlamento português em torno deste propósito e representa um estímulo para todos os que defendem e trabalham para a relocalização da sede da EMA em Portugal.

Saudamos ainda que o texto aprovado pela Assembleia da República reconheça que “para Portugal, a escolha para sede da EMA teria um forte impacto, desde logo de carácter reputacional e com ganho de subsequentes argumentos para a atratividade e competitividade do país, mas também económicos aos mais diversos níveis. A localização da sede da EMA em Lisboa teria um efeito de contágio imediato para as empresas e restantes entidades que interagem com a agência, ainda que não tenham atividade económica direta nesse país.”

A CIP reitera a sua disponibilidade para colaborar com todas as entidades envolvidas, no sentido de demonstrar que Portugal tem todas as condições para localizar a Agência Europeia de Medicamentos.