O Parlamento Europeu aprovou hoje, em plenário, os acordos UE-Vietname. Numa comunicação enviada aos Deputados Europeus Portugueses esta semana, a CIP defendeu a importância destes acordos, não só pelas relações bilaterais e a importância do Vietname na região Asiática, mas também pelo sinal que esta votação representa: abertura do comércio num contexto mundial de protecionismo e tensões comerciais, através de acordos que integram os valores europeus em matéria ambiental, social e de direitos humanos.

A Confederação defende que o incremento esperado das relações bilaterais não só com este país mas com toda a região asiática circundante é potenciado pelo facto de o Vietname estar envolvido em vários acordos comerciais desta região, cujo crescimento significativo se prevê continuar. E que bem mais importante do que o impacto bilateral, é o facto de se tratar de uma abertura económica que contraria a onda de protecionismo e de guerras comerciais que tanto prejuízo causam, sobretudo, a economias com a dimensão de Portugal. Neste contexto, a CIP recorda a importância do acordo UE-Mercosul (especialmente para as empresas portuguesas), cujo processo de evolução não deverá, por isso, ser comprometido com recuos da União Europeia na sua agenda internacional.

A CIP considera que esta tendência de abertura da UE, com a realização de acordos integrando os valores europeus em matéria ambiental, social e de direitos humanos, é fundamental para o desenvolvimento sustentável da UE e dos seus parceiros. A recente declaração conjunta da BusinessEurope (de que a CIP é o membro português), European Services Forum (ESF), Eurochambres e SMEUnited advoga também a importância deste acordo, tal como o parecer da BusinessEurope de outubro passado que inclui referência aos elementos do Acordo bilateral considerados mais importantes para as empresas europeias.

Veja a comunicação do Parlamento Europeu aqui.