A CIP – Confederação Empresarial de Portugal, representada pelo seu Presidente, António Saraiva, e a COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, SA, representada pela Presidente do Conselho de Administração, Maria Celeste Hagatong, assinaram a 7 de dezembro um Protocolo de colaboração para o desenvolvimento e concretização de iniciativas e de instrumentos de apoio às exportações e à internacionalização das empresas portuguesas. Esta iniciativa visa o incremento da exportação de bens e serviços de origem portuguesa, apoiar a diversificação dos mercados de exportação, o fomento do investimento empresarial e o reforço da competitividade das empresas portuguesas, sobretudo em mercados de risco mais agravado.

As exportações têm sido um dos principais pilares do crescimento nacional dos últimos anos e uma prova da resiliência e da capacidade dos empresários portugueses, e desempenham um papel essencial no desejável crescimento económico sustentado do país.

Com a assinatura deste Protocolo, a CIP e a COSEC concretizam o apoio às empresas nacionais exportadoras e/ou com processos de internacionalização em curso, através da disponibilização de um conjunto de produtos e serviços ligados aos instrumentos de apoio à exportação e internacionalização. O acordo agora assinado garante ainda a facilitação da estruturação do seguro de riscos políticos relativo a operações de exportação e/ou de financiamento em que as empresas, associadas da CIP ou das suas associadas, estejam presentes.

O Protocolo prevê ainda a realização de ações de informação sobre os instrumentos de seguros de créditos à exportação, seguros caução e seguros de investimento com a Garantia do Estado, bem como a divulgação sobre os tipos e as modalidades de coberturas disponibilizados, mercados elegíveis, e dos procedimentos de contratação às empresas portuguesas.

dsc01148   dsc01154

dsc01157   dsc01161