A CIP – Confederação Empresarial de Portugal foi recebida em audição, no dia 4 de dezembro, pela Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República, para apresentar o estudo “Brexit: as consequências para a economia e as empresas portuguesas”.

Durante a audição, o Presidente da CIP, António Saraiva, voltou a alertar para o facto de o Brexit poder ter, no cenário mais otimista, um impacto negativo de 15% nas exportações portuguesas para o Reino Unido. No entanto, as perdas potenciais da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) podem chegar aos 26%, caso as negociações terminem sem acordo. No total, é estimado um impacto negativo entre 0,5% e 1% no PIB nacional.

Num momento em que se vive um clima de forte incerteza e de apreensão sobre a forma como o Brexit se materializará, a CIP tomou a iniciativa promover este estudo que contém uma análise aprofundada dos riscos envolvidos e dos diversos cenários que estão em cima da mesa. O objetivo é capacitar as empresas portuguesas para darem a melhor resposta aos desafios que o Brexit coloca à nossa economia. Uma preocupação que se reveste de especial importância tendo em conta que o Reino Unido é o primeiro mercado de destino das exportações portuguesas de serviços e o quarto principal destino para as exportações portuguesas de bens.

Conheça o estudo AQUI.

 

POISE_PT2020_FSE_Bom