A CIP – Confederação Empresarial de Portugal organizou, a 11 de abril, a conferência “O Futuro do Trabalho em Portugal – O Impacto na Zona Centro”, nas instalações da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, em que foi feito um retrato do impacto da automatização de tarefas, processos e ocupações na região e nos sectores da agricultura e da manufatura.

Esta conferência teve como subtítulo “O Imperativo da Requalificação” e resultou do protocolo de colaboração entre a CIP e a NOVA School of Business and Economics para ser feito o “retrato detalhado da automatização em Portugal: experiências passadas e propostas de ação para o futuro”, com uma análise de âmbito regional e sectorial.

Continua o processo iniciado pela CIP com a apresentação, em janeiro, do mais completo estudo feito em Portugal sobre o impacto da automação no futuro do trabalho, até 2030.

A conferência contou com a presença de cerca de 100 empresários da região.

A apresentação do Estudo “O Futuro do Trabalho em Portugal, O Imperativo da Requalificação – O Impacto na Zona Centro”, feita na conferência, pode ser consultada aqui.