A CIP – Confederação Empresarial de Portugal apoia a candidatura portuguesa e contribuirá para demonstrar que Portugal tem todas as condições para receber esta agência europeia.

Na sequência da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e da consequente relocalização das agências europeias sediadas naquele país, a CIP congratula e saúda a posição assumida pelo Governo português de candidatar-se a acolher a futura sede da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

A CIP manifesta todo o apoio à candidatura de Lisboa como futura sede da EMA pela significativa relevância que tal terá para a economia nacional.

A EMA, uma das maiores e mais importantes agências europeias, é responsável pela avaliação, supervisão e monitorização da segurança de todos os medicamentos utilizados na UE.

A localização desta instituição potencia a atividade económica e também científica, a começar pelas áreas da saúde e biotecnologia. A sede da EMA representa, por si só, um polo de atração para inúmeras atividades ligadas à investigação científica, ao licenciamento, aos ensaios clínicos, à representação de países terceiros e serviços de apoio às empresas.
Pelos números atuais, a Agência Europeia do Medicamento envolve, diretamente, reuniões presenciais com cerca de 40.000 pessoas por ano.

A sede da EMA tem uma comprovada capacidade de arrasto sobre a atividade económica e, por isso, o seu interesse vai muito além do setor do medicamento.

A candidatura de Portugal a acolher a sede da EMA é um desafio transversal a toda a sociedade e deve ser assumida como um verdadeiro desígnio nacional.

Para a CIP, a área económica da Saúde é uma das fronteiras da inovação onde Portugal se tem afirmado.

A CIP está totalmente disponível para colaborar com todas as entidades envolvidas, no sentido de demonstrar que Portugal tem todas as condições para localizar esta agência europeia e para desenvolver contatos que contribuam para uma tomada de decisão favorável à candidatura portuguesa.

O apoio da CIP à candidatura de Portugal foi proposto pelo Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP.