DIVERSIFICAR O MODELO DE FINANCIAMENTO DAS PME – Oradores

 

BANNER28CONF

CONFERÊNCIA | PROGRAMA | ORADORES | INSCRIÇÕES | CONTACTOS | DOCUMENTOS

António Saraiva – Presidente da CIP

antonio saraiva2

António Saraiva, 60 anos, 2 filhos, 3 netos, é Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde Janeiro de 2011. Foi Presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa de Janeiro de 2010 a Janeiro de 2011. Diretor da Metalúrgica Luso-Italiana desde 1989 e Administrador a partir de 1992, adquiriu a empresa ao Grupo Mello em 1996, sendo atualmente Presidente do Conselho de Administração.

António Pires de Lima – Ministro da Economia

António pires de lima2

António Pires de Lima tem 51 anos, é casado e tem 5 filhas.Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, em 1984, fez um Mestrado em Economia e Gestão de Empresas (MBA) no IESE da Universidade de Navarra, em Barcelona, em 1986, e o Programa de Gestão Avançada do Insead, em Fontainebleau, França, em 1998. Foi presidente da Comissão Executiva da Unicer, Bebidas de Portugal, desde julho de 2006, tendo também sido presidente da Comissão Executiva da Compal (desde 1993), vice-presidente executivo da Nutrinveste (desde 2000) e presidente da Comissão Executiva da Nutricafés (desde 2002), todas do Grupo Nutrinveste/Compal, onde se manteve até final de 2005.

Manuel Rodrigues – Secretário de Estado das Finanças

manuel rodrigues2

Manuel Rodrigues, nasceu em Cascais, em 1980. É doutorado em Gestão (Ph.D) com especialidade na área de Finanças pela Cranfield University School of Management, no Reino Unido. É licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico. Tem um MBA pelo IESE Business School, Universidade de Navarra, tendo completado o MBA Exchange Program da Kellogg School of Management da Northwestern University, em Chicago. Realizou o Global Competitiveness Leadership Program na Universidade de Georgetown, Washington D.C., e uma pós-graduação em Fiscalidade pelo ISCTE.Entre outros desempenhou os seguintes cargos: docente em Finanças na AESE – Escola e Direção de Negócios até 2012, diretor-geral da Naves – Sociedade de Capital de Risco em 2012, consultor, na área de estratégia, nos escritórios de Madrid da Boston Consulting Group, em 2006 e da A. T. Kearney, em 2005. Foi Vice-Presidente do Partido Social Democrata entre 2010 e 2012, tendo integrado a equipa do PSD que negociou o Orçamento de Estado de 2011.

Miguel Athayde Marques

miguel athayde marques

Doutorado em Gestão de Empresas (University of Glasgow, School of Financial Studies). Licenciado em Administração e Gestão de Empresas (Universidade Católica Portuguesa). É Professor de Gestão da Católica-Lisbon School of Business & Economics. É Administrador  da Galp Energia e da Brisa-Concessão Rodoviária e Presidente do Conselho Fiscal do Caixa  Banco de Investimento. É ainda mentor e coordenador do projeto Portugal Economy Probe, Foi nos últimos anos Presidente da Bolsa Portuguesa (Euronext Lisbon), membro da comissão executiva da Bolsa de Nova Iorque (NYSE Euronext) e administrador executivo da Euronext N.V. (Amesterdão). Anteriormente, foi administrador executivo da Caixa Geral de Depósitos e do grupo Jerónimo Martins. Foi Presidente do ICEP, onde lançou o movimento de internacionalização das empresas portuguesas, tendo coordenado a equipa negocial portuguesa do Projeto AutoEuropa.

Thierry Sebton – ACCOLA

thierry-sebton-3-w220h2202

Thierry fundador e managing partner da Accola. Tem mais de 20 anos de experiência em consultoria financeira, tendo trabalhado com vários clientes europeus. Já liderou equipas financeiras em instituições como Paribas, IBJ, RBS and Calyon (Head of UK securitisation, 2005-2008).

Francisco Banha – FNABA

banha2

Francisco Banha é Presidente do Grupo Gesbanha e Fundador e CEO da Gesventure, GesEntrepreneur, Lisbon Angels e Blue Early Investments. É também Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels),  Membro da Direção da WBAA (World Business Angels Association) e Ex-Director da EBAN (Rede Europeia de Business Angels) no período compreendido entre 2007 e maio de 2014. Francisco Banha é licenciado em Organização e Gestão de Empresas, tem um Mestrado em Gestão e um MBA em Business Strategy. É responsável pela cadeira de Empreendedorismo no MBA do ISEG, na Pós-Graduação em Gestão e Sustentabilidade e no Mestrado de Empreendedorismo e Internacionalização do ISG.

~

paulo ferreira epedal

Paulo Ferreira, 42 anos, é licenciado em Economia pela Universidade Lusíada (1994). Em 1995 tornou-se Diretor Financeiro da Epedal SA e ocupa o cargo de Administrador do grupo desde 2007, sendo actualmente também acionista. É Presidente do Conselho Fiscal da AFIA – Associação dos Fabricantes da Indústria Automóvel desde 2010. Fez um Programa Avançado de Gestão na Católica Business School em 2012.

Manuel Camara – YDREAMS

manuel carama ydreams

Tem licenciatura em Economia pela Faculdade Nova de Economia e Gestão e mestrado em Gestão pela Universidade de Bath, no Reino Unido. Trabalhou em diversas áreas ligadas ao mundo financeiro (jornalismo, equity research, fundraising consulting).

Maria Celeste Hagatong – BPI

MariaCelesteHagatong2

Vogal da Comissão Executiva do Conselho de Administração (Comissão Executiva, CECA) do Banco BPI, com as seguintes responsabilidades: Banca de Empresas; Project Finance; Financiamento à Construção; Crédito Especializado a Empresas; Gabinete para África; Sucursal Banco BPI em Espanha. Nascida em 1952, tem Licenciatura em Finanças pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. Entre 1984 e 1985, foi membro do Conselho de Administração do Fonds de Réétablissement du Conseil de L’Europe. Antes disso, havia sido diretora dos Serviços Financeiros da Direcção-Geral do Tesouro do Ministério das Finanças (1978-85) e Diretora Administrativa e Financeira da Assembleia da República (1977). Entre 1976 e 1977 integrou o Ministério das Finanças – Direcção-Geral do Tesouro.

Nuno Amado – BCP

nuno amado

Nasceu em Lisboa, em 1957. É vice-presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva do BCP. Membro da Direção da APB – Associação Portuguesa de Bancos em representação do Banco Comercial Português, S.A.Membro do Institut International D’Etudes Bancaires. Membro do Conselho Fiscal da Fundação Bial. Membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP – Energias de Portugal, S.A. Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Advanced Management Programme no INSEAD, Fontainebleau.

João Costa Pinto – CIP

joao costa pinto2

Drazen Budimir – DG Empresas e Indústria Comissão Europeia

drazen budimir2

Policy Officer, Directorate-General for Enterprise and Industry – Comissão Europeia. Passou, anteriormentem pela Philip Morris International e pela Ernst & Young.

João Gil Pedreira – Universidade Católica

joaogil2

João Gil Pedreira licenciou-se em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, em 1996, onde é investigador do Centro de Estudos de Filosofia e ensina Soluções de Recuperação de Clientes nos programas avançados de gestão executiva de banca, marketing e vendas. É Presidente da Bridges Advisors, uma empresa de consultoria para assuntos estratégicos, socioeconómicos, de gestão e financeiros, que fundou depois de mais de 15 anos como consultor estratégico na McKinsey International, DiamondCluster e Greenwich Consulting, focado e especializado em banca, seguros e telecomunicações, por toda a Europa, América e África. João Gil Pedreira é autor do livro “O Resgate das Famílias e Empresas do Sobre-endividamento Crónico”, publicado em 2013 pela Principia, e é conferencista internacional sobre banca, com enfoque em banca social e banca de resgate, finanças, sustentabilidade, sobre-endividamento e risco.

Carlos Loureiro – Deloitte

carlos loureiro

Tax Managing Partner – Portugal na Deloitte. Licenciado em Gestão pela Universidade Católica.

Teresa Duarte – NORGARANTE

teresaduarte3

É administradora executiva da Norgarante – Sociedade de Garantia Mútua Portuguesa, desde 2008. É membro do Conselho Geral do Fundo de Contragarantia Mútuo Português, em representação das Sociedades de Garantia Mútua, desde 2004, e é administradora não executiva da CV Garante – Sociedade de Garantia Mútua Cabo Verdiana, em representação da SPGM – Sociedade de Investimento, S.A., desde 2013. Assumiu funções várias em Sociedades do Sistema de Garantia Mútua Português – SPGM e Norgarante – de 1995 a 2008 (analista de crédito, diretora operacional norte, diretora geral). É licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Portucalense, fez o “Programa Avançado em Gestão de Instituições Financeiras” na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e encontra-se atualmente a frequentar o PADE – Programa de Alta Direção de Empresas na AESE.

Jorge Henriques – MINERAQUA PORTUGAL

jorge henriques2

Nasceu em Castanheira de Pêra, em 1953. É atualmente Diretor-geral da Mineraqua Portugal. Foi responsável pelo Departamento de Normalização, do Representante em Portugal da Multinacional Americana John Deere, para a área Agrícola e Industrial. Em 1977, iniciou a sua carreira na área da indústria Agro-Alimentar, tendo desempenhado várias funções de direção e de administração na indústria dos Sumos e Concentrados e dos Óleos Alimentares. Em 1989, transferiu-se para a Indústria de Águas Minerais, tendo sido responsável pelo lançamento do primeiro projeto de engarrafamento e comercialização de águas em embalagem PET no mercado Português. Em 1994, ingressou no Grupo Nestlé, vindo a assumir a direção Comercial e de Marketing da NESTLÉ WATERS PORTUGAL. Em 2012, foi reeleito presidente da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, exercendo atualmente o 4º mandato neste cargo. Em 2010, exerceu funções de vice-presidente da CIP, sendo atualmente vice-presidente do Conselho Geral, membro da Direção e presidente do Conselho Setorial do Comércio. É membro da Direção da APIAM desde 1997.

Eduardo Stock da Cunha – Novo Banco

Presidente do Novo Banco. Tem 51 anos. É formado em Economia pela Universidade Católica e tem ainda um MBA da Universidade Nova. Passou mais de 20 anos da sua carreira na Santander, de onde saiu em outubro de 2013 para integrar a equipa do Lloyds, em Londres.

Carlos Tavares – CMVM

Presidente da CMVM. Depois de se formar na Faculdade de Economia do Porto, em 1975, integrou o gabinete de estudos macroeconómicos do BPA, onde trabalhou com Miguel Cadilhe, até 1985, que, mais tarde, o convidou para seu assessor no Ministério das Finanças. Em 1989, assume o cargo de secretário de Estado do Tesouro. Voltou à banca em 1992, passando por entidades como BPA, BNU, CGD e a CISF. Foi ministro da Economia no Governo de Durão Barroso.

José de Matos – CGD

Nasceu em 1953. É Vice-Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde julho de 2011. Presidente do Conselho de Administração da Parcaixa, SGPS, S.A., desde novembro de 2011. Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Bancos, desde abril de 2012. Presidente da Caixa – Participações, SGPS, S.A., desde agosto de 2013. Licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.

Luís Laginha de Sousa – EURONEXT

Luís Laginha de Sousa é, desde 2010, Presidente da Euronext Lisbon. Foi Administrador da Caixaweb, SGPS, S.A.e administrador de várias participadas do grupo CGD, tanto em Portugal como em Espanha. Desempenhou igualmente funções de Gestão e de direção em empresas portuguesas e multinacionais. Possui um MBA da Universidade Católica Portuguesa (1995) onde também se licenciou em Economia (1988).

José Alberto Silva – SILAMPOS

Diretor financeiro da Silampos, empresa de utensílios para a casa que lidera o mercado português e inglês.

 

footerparceiros_2

POPH
QREN
Governo da República Portuguesa
União Europeia