POLÍTICA INDUSTRIAL PARA O SÉCULO XXI – LEIRIA

CIP16_Banner_Leiria

Braga | LEIRIA | Torres Novas | Loulé | Aveiro | Beja

Informações adicionais: eventos@cip.org.pt

Programa – 17 de maio – Leiria

16h45   Registo de participantes

17h00   Abertura
Jorge Santos, Presidente da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria

17h10   Reindustrialização, Politica Industrial para o século XXI e Indústria 4.0 – Intervenção
Luís Mira Amaral, Presidente do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

17h40   Aplicação do Portugal 2020 às empresas portuguesas: ponto de situação
Augusto Medina, Presidente da Sociedade Portuguesa de Inovação

18h00   Apresentação e assinatura do “Compromisso para o relançamento Industrial e Competitividade”
António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

18h30   Painel de Debate
Moderador: Jorge Santos, Presidente da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria
António Neto da Silva, Membro do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP
Luís Febra, Administrador do Grupo SOCEM
Mário Cunha, Administrador da SCHAEFFLER Portugal

19h30   Encerramento
António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal
Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria
Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Oradores

Jorge Santos – Presidente da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria

Jorge_Santos_nerlei

TESTEMUNHO

Jorge Santos, Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pelo ISCTE, Lisboa e Doutorado em Marketing e Comércio Internacional, pela Universidade da Extremadura, Badajoz.
Administrador da empresa VIPEX, SA., Presidente da Direção da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, Vice-Presidente do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e membro do Conselho da Indústria da CIP, Vice-presidente da Direção da AIP-CCI – Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria e Vogal do Conselho de Administração da GARVAL-Sociedade de Garantia Mútua.

Luís Mira Amaral, Presidente do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

Luis_Mira_Amaral

TESTEMUNHO

INTERVENÇÃO

Engenheiro Eletrotécnico pelo IST, Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e Pós-Graduado em Gestão (“STANFORD EXECUTIVE PROGRAM”) pela Universidade de Stanford. Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social e Ministro da Indústria e Energia. Foi Presidente do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, Presidente da Banca de Investimento do Grupo BFE, Administrador do BPI, Presidente Executivo dos Bancos de Fomento em Angola e Moçambique, Presidente Executivo da CGD e administrador de várias empresas entre as quais a EDP, UNICER, CIMPOR, VISTA ALEGRE-ATLANTIS, EDINFOR, TVTEL, Membro do “Supervisory Board” do “Royal Lankhorst Euronete Group” (Holanda), Administrador Independente e Presidente do Comité de Auditoria da NOVABASE SGPS SA. É actualmente Presidente Executivo do Banco BIC Português SA, Professor Catedrático Convidado de Economia e Gestão do IST, Administrador da Sociedade Portuguesa de Inovação e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP.

Augusto Medina – Presidente da Sociedade Portuguesa de Inovação

Augusto Medina

Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Inovação, é responsável por um vasto número de projetos do setor público e privado nas áreas de investigação e desenvolvimento, inovação e empreendedorismo. Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 1979, foi Diretor fundador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

António Neto da Silva – Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

antonio neto da silva

TESTEMUNHO

Nasceu em 1948. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Master em Estudos Europeus Contemporâneos (Integração Económica; Problemas e Políticas de Desenvolvimento Regional) pela Universidade de Reading, Reino Unido, tendo concluído com menção especial de distinção. É acionista fundador e Presidente da FINANCETAR, Sociedade de Serviços Financeiros, Empresariais e Imobiliários, S.A., acionista e Presidente da Deimos Engenharia, S.A. e Presidente da PROESPAÇO – Associação Portuguesa das Indústrias do Espaço. Foi ainda Secretário de Estado do Comércio Externo, tendo sido o Chefe negociador do Projeto FORD-VOLKSWAGEN – Autoeuropa.

Luís Febra, Administrador do Grupo SOCEM

LUIS FEBRA

TESTEMUNHO

Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISLA de Leiria e Pós-graduado em Investimentos e Mercados Financeiros pelo IGB de Lisboa. No seu percurso profissional, sempre ligado à Indústria de Moldes, passou por várias áreas, nomeadamente Técnico de Eletroerosão, Programador e Planificador, Orçamentista e Projetista, Técnico de Produção e Diretor da Qualidade. Presentemente, é Administrador do Grupo SOCEM que engloba as empresas Socem, Lda., Socem, MS, Lda., Socem ED, SA, Socem INPACT, Lda., Socem Brasil, Lda., SEP-TEC, Lda., SPIM, Lda., MAXIPLAS, Lda e Socem SGPS, SA. e membro da Direção da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria.

Mário Cunha, Administrador da SCHAEFFLER Portugal

MARIO CUNHA

TESTEMUNHO

Presidente do Conselho de Administração e Diretor Fabril da Schaeffler Portugal. Engenheiro Mecânico pelo IST e Pós-graduado em Lean-Management. É Presidente do Conselho de Administração e Diretor Fabril da Schaeffler Portugal, sendo também membro da Direção da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria. Foi Diretor de Produção da Schaeffler Portugal e Diretor Técnico ao nível Mundial na Schaeffler Group em Herzogenaurach – Alemanha pelo período de 3 anos e meio. Durante esta função esteve envolvido em diversos projetos dos quais se destacam a construção de novas unidades industriais que no seu conjunto corresponderam a investimentos superiores a 100 milhões de Euros, assim como desenvolvimento de novas soluções tecnológicas focadas na otimização de processos produtivos.

António Saraiva – Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

António Saraiva 12

TESTEMUNHO

António Saraiva, 62 anos, 2 filhos, 4 netos, é Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde Janeiro de 2011. Foi Presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa de Janeiro de 2010 a Janeiro de 2011. Diretor da Metalúrgica Luso-Italiana desde 1989 e Administrador a partir de 1992, adquiriu a empresa ao Grupo Mello em 1996, sendo atualmente Presidente do Conselho de Administração.

Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria

Raul Castro

Raul Castro nasceu em Abrantes, a 19 de Outubro de 1948. Durante o seu percurso académico frequentou o curso de Economia, da Universidade de Coimbra, e licenciou-se em Ciência Política, na variante de Ciências do Estado, pela Universidade Internacional. É pós-graduado em Gestão Autárquica e em Políticas Públicas, e mestrando em Administração e Políticas Públicas, no ISCTE. Fundou o Corpo Nacional de Escutas de Alcobaça e a Associação Desportiva Cultural e Recreativa do Bairro dos Anjos de Leiria. Desempenhou funções de direção na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha, na União Desportiva de Leiria, no Núcleo Sportinguista de Leiria, no Clube de Basquetebol de Leiria e na Escola de Pais Nacional. Desenvolveu a sua carreira na Direção Geral dos Impostos, tendo sido diretor da 2.ª Direção de Finanças de Lisboa, e na Administração Local, como presidente da Câmara Municipal da Batalha, vereador da Câmara Municipal de Leiria e atualmente como presidente desta autarquia, desde 2009.

Local

NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria
Av. Bernardo Pimenta, Edifício NERLEI
Leiria, Portugal

NERLEI - localização

POPH
QREN
Governo da República Portuguesa
União Europeia