POLÍTICA INDUSTRIAL PARA O SÉCULO XXI – BRAGA

CIP16_Banner_Braga

BRAGA | Leiria | Torres Novas | Loulé | Aveiro | Beja

Informações adicionais: eventos@cip.org.pt

Algumas fotografias foram gentilmente cedidas por AIMinho – Associação Industrial do Minho

Programa – 11 de maio – Braga

17h00   Abertura
António Marques – Presidente da AIMinho – Associação Industrial do Minho

17h10   Reindustrialização, Politica Industrial para o século XXI e Indústria 4.0 – Intervenção
Luís Mira Amaral, Presidente do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

17h40   Aplicação do Portugal 2020 às empresas portuguesas: ponto de situação
Augusto Medina, Presidente da Sociedade Portuguesa de Inovação

18h00   Painel de Debate
José Cordeiro, Conselho da Indústria Portuguesa da CIP
Jorge Batista, CEO da Primavera – Business Software Solutions
Albano Fernandes – CEO da AMF
Bruno Rodrigues, Microsoft EU Grant Advisor

19h30   Encerramento
António Saraiva – Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal
Ricardo Rio – Presidente da Câmara Municipal de Braga
Henrique Capelas – CCDRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Oradores

António Marques – Presidente da AIMinho – Associação Industrial do Minho

Anto¦ünio Marques

TESTEMUNHO

Economista, pela Universidade de Coimbra, Presidente da AIMinho, Vice Presidente do Conselho Geral da CIP, Presidente do Conselho Geral do IPCA e Administrador da Norgarante. Foi Administrador da Companhia de Seguros Tranquilidade e do BIC – Banco Internacional de Crédito.

Luís Mira Amaral, Presidente do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

Luis_Mira_Amaral

TESTEMUNHO

INTERVENÇÃO

Engenheiro Eletrotécnico pelo IST, Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e Pós-Graduado em Gestão (“STANFORD EXECUTIVE PROGRAM”) pela Universidade de Stanford. Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social e Ministro da Indústria e Energia. Foi Presidente do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, Presidente da Banca de Investimento do Grupo BFE, Administrador do BPI, Presidente Executivo dos Bancos de Fomento em Angola e Moçambique, Presidente Executivo da CGD e administrador de várias empresas entre as quais a EDP, UNICER, CIMPOR, VISTA ALEGRE-ATLANTIS, EDINFOR, TVTEL, Membro do “Supervisory Board” do “Royal Lankhorst Euronete Group” (Holanda), Administrador Independente e Presidente do Comité de Auditoria da NOVABASE SGPS SA. É actualmente Presidente Executivo do Banco BIC Português SA, Professor Catedrático Convidado de Economia e Gestão do IST, Administrador da Sociedade Portuguesa de Inovação e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP.

Augusto Medina – Presidente da Sociedade Portuguesa de Inovação

Augusto Medina

Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Inovação, é responsável por um vasto número de projetos do setor público e privado nas áreas de investigação e desenvolvimento, inovação e empreendedorismo. Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 1979, foi Diretor fundador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

José Cordeiro – Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

1 - GENERAL JOSÉ CORDEIRO

TESTEMUNHO

Major-General (1942). Nasceu em Torres Novas a 06-10-1942, frequentou o Liceu Nacional de Santarém e ingressou na Academia Militar em 08-10-1960, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares na AM e a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica no IST (1967); e foi sucessivamente promovido a Alferes-Aluno (1964), Tenente (1966), Capitão (1968), Major (1974), Tenente-Coronel (1977) e Coronel (1982). Como Coronel Tirocinado, no IAEM (1988-90), foi Chefe do Departamento de Ensino de Administração; e no Instituto Geográfico do Exército (1990-93), Diretor. Promovido a Brigadeiro (24-03-1993) foi Diretor do Serviço de Material (1993-98) e Subdiretor do IAEM (1998-2000), tendo transitado para a Reserva em 06-10-2001. De âmbito civil, foi Professor da Escola Industrial Fonseca Benevides (1968-74) e Diretor do Gabinete de Estudos das empresas TÉCNIGÁS (1970-72) e REKENA (1972-75). Em Abril de 2014 foi reeleito Presidente da Direção da DANOTEC – Associação das Empresas de Defesa, Armamento e Novas Tecnologias. Em Maio de 2014 foi eleito membro do Conselho Geral da CIP – Confederação da Industria Portuguesa na qualidade de Vice-Presidente. Em Julho de 2014 foi eleito Administrador da Federação AED Portugal – Federação Portuguesa das Industrias Aeronáutica, Espaço e Defesa.

Jorge Batista, CEO da Primavera – Business Software Solutions 

jorge_batista

TESTEMUNHO

Jorge Batista, licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática e co-CEO da PRIMAVERA Business Software Solutions, SA. (PRIMAVERA BSS) onde é responsável pela estratégia corporativa e pelos pelouros da área financeira, fusões e aquisições, inovação e compliance. A PRIMAVERA BSS, da qual é co-fundador, é líder no mercado nacional de software de gestão empresarial contando com mais de 40.000 clientes em 20 países e escritórios em Portugal , Angola, Moçambique, Cabo Verde, Espanha e Dubai (EAU). Tendo sido por diversas vezes galardoada com prémios e referências à sua performance financeira, de gestão e técnica, a PRIMAVERA BSS é vista como um Case Study no mercado nacional das Tecnologias de Informação. Em Maio de 2006 a PRIMAVERA BSS ganhou o prémio PME Inovação da COTEC. É ainda administrador da YET – Your Electronic Transactions, Ubisign, ITC e do Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho.

Albano Fernandes – CEO da AMF

Albano Fernandes

TESTEMUNHO

Nasceu a 25 de maio de 1971. Licenciado em Engenharia de Produção pela Universidade do Minho,  Pós-Graduação em Direção de Empresa pela AESE, Sócio  e CEO da AMF, Lda, empresa de calçado técnico e detentora da marca  TOWORKFOR, sócio e Administrador da ALOFT, empresa de solas técnica , Sócio e administrador da TOWORKFOR  FRANCE, empresa de distribuição de calçado técnico e  Vice Presidente da AIMinho.

Bruno Rodrigues, Microsoft EU Grant Advisor

BR

Licenciado em gestão e administração de empresas, pós-graduado em e-business e sistemas de informação e master em business e administration conjunto nas Escolas de Negócios AESE e IESE da Universidade de Navarra. Responsável na Microsoft pela iniciativa Programa MAIS que, em parceria com entidades publicas e privadas, pretende aumentar o conhecimento e compreensão das empresas em relação a oportunidades de apoios da União Europeia e a beneficiarem de um processo mais facilitado de candidatura, se pretenderem candidatar-se a apoios para investimentos elegíveis. Foi gestor da iniciativa EUGA (European Union Grants Advisor), programa da Microsoft EMEA que, em parceria com a Comissão Europeia, HP, Intel, entre outras, teve os mesmos objectivos nos 27 estados membros acrescidos do Brasil, México e Venezuela.

António Saraiva – Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

António Saraiva 12

TESTEMUNHO

António Saraiva, 62 anos, 2 filhos, 4 netos, é Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde Janeiro de 2011. Foi Presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa de Janeiro de 2010 a Janeiro de 2011. Diretor da Metalúrgica Luso-Italiana desde 1989 e Administrador a partir de 1992, adquiriu a empresa ao Grupo Mello em 1996, sendo atualmente Presidente do Conselho de Administração.

Ricardo Rio – Presidente da Câmara Municipal de Braga

RicardoRio

Ricardo Rio nasceu em novembro de 1972, é casado e pai de três filhas. Nasceu em Braga e estudou no Colégio Dublin, na Escola André Soares e nas Escolas Secundárias Carlos Amarante e Alberto Sampaio. Licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, onde completou também a parte curricular do Mestrado em Economia. Concluiu  o Curso Avançado de Estudos Políticos do IEP, da Universidade Católica de Lisboa. Foi Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Analistas Financeiros e Diretor do Instituto Mercado de Capitais da Euronext Lisbon. Foi consultor em diversos Programas da Porto Business School e docente universitário, tendo lecionado na Universidade Fernando Pessoa, no ISAG, na Universidade Lusíada e no IESF – Instituto Superior de Estudos Financeiros e Fiscais. Foi vereador na Câmara Municipal de Braga, membro da Assembleia Municipal de Braga, e é Presidente da Câmara Municipal de Braga desde 2013, presidindo ainda à Associação transfronteiriça de municípios “Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular” e ao Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Cávado.

Local

AIMinho – Associação Industrial do Minho
Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves, 45
Braga, Portugal
http://www.aiminho.pt/

AIMinho - localização

POPH
QREN
Governo da República Portuguesa
União Europeia