A CERTIF – Associação para a Certificação, perto de comemorar os 20 anos de atividade, é o líder nacional na certificação de produtos e serviços e na marcação CE no âmbito dos produtos de construção.

Organismo de certificação, com o estatuto de associação de direito privado sem fins lucrativos, constituída por 27 Associados, entre associações empresariais, centros tecnológicos e laboratórios, que representam os mais diversos setores de atividade, a CERTIF tem como princípios a independência, o rigor técnico e a credibilidade como forma de salvaguardar a imparcialidade e integridade da sua atuação, assegurando uma correta gestão de eventuais conflitos de interesse. Como suporte desta política está acreditada pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação para as normas EN ISO/IEC 17065 (produtos, serviços e processos) e ISO/IEC 17021-1 (sistemas de gestão).

 

Serviços Prestados

Enquanto Associação, presta aos seus Associados o apoio solicitado em matérias da sua competência, apoio esse focado no fornecimento de informação de interesse para as empresas e relacionada com questões sobre certificação e regras técnicas. Neste apoio está excluído qualquer tipo de consultoria, que estaria em conflito com a sua atividade.

A CERTIF oferece às empresas serviços de certificação nos mais diversos domínios, pese embora o facto de o seu core business ser a certificação de produtos e serviços, bem como a marcação CE no âmbito dos produtos de construção, onde é líder de mercado.

A sua atividade desenvolve-se em vários setores económicos, cobrindo áreas muito diversas, tais como: alimentar, construção, desporto e lazer, elétrica, energia, gases fluorados com efeito de estufa, metalomecânica, plásticos, segurança, serviços, software, telecomunicações e transportes.

A gama de referenciais de certificação que a CERTIF disponibiliza é, igualmente, muito vasta, procurando satisfazer as necessidades das empresas, e engloba: produtos, serviços, processos, controlo de produção de betão, software, pessoas, sistemas de gestão  da qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho, segurança alimentar e gestão da energia, setor automóvel (ISO TS 16949), HACCP e marcação CE no âmbito do Regulamentos dos Produtos da Construção

 

Reconhecimentos

 Para além da sua acreditação pelo IPAC para as normas ISO/IEC 17021-1 (sistemas de gestão da qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho e segurança alimentar) e NP EN ISO/IEC 17065 (produtos, processos, serviços e marcação CE), a CERTIF é membro dos Acordos de Reconhecimento Mútuo na área elétrica no âmbito europeu, HAR e ENEC e internacional, CB-Scheme. É reconhecida pela Civil Defense dos Emirados Árabes Unidos para a certificação de equipamentos e centrais de alarme contra incêndio e empowered body para a concessão da Solarkeymark para equipamentos solares térmicos.

A CERTIF é o representante nacional no Advisory Board do Grupo dos Organismos Notificados europeus no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção.

 

 

Apoio à Exportação

A CERTIF é associada da Eurocer-building, ETICS e IECEE, o que lhe permite o acesso aos acordos de reconhecimento mútuo e ao estabelecimento de acordos bilaterais, com vista à aceitação dos certificados que emite nos mercados de destino. As exigências ao nível da certificação de produtos em vários países surgem por decisão dos clientes, o que acontece em mercados mais exigentes, ou por imposições legais. A CERTIF procura apoiar os seus clientes no reconhecimento dos seus certificados ou na obtenção de certificações locais através da aceitação das suas auditorias e ensaios, o que torna mais competitivos os produtos.