Na reunião extraordinária do Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia, que teve lugar a 15 de janeiro, o Vice Presidente da CIP, João Almeida Lopes, destacou que o mais importante é assegurar o reforço e capacitação dos meios humanos nos postos aduaneiros (alfandegas, controlos veterinários, sanitários e fitossanitários) e no controlo de entrada de cidadãos no território nacional.

O Governo apresentou as medidas em implementação pela União Europeia e a proposta de medidas a implementar ao nível nacional. Das medidas anunciadas destaca-se a criação de uma linha de financiamento para as empresas portuguesas, com um montante inicial de 50 milhões de euros; a criação de uma linha de atendimento telefónico e a disseminação de informação através das plataformas digitais, lojas da exportação da AICEP e centros regionais do IAPMEI que serão capacitados para atender às questões das empresas. Estas medidas juntam-se aos seminários informativos que têm vindo a ser organizados em conjunto pela CIP, AICEP, DGAE e associações setoriais e regionais.

Todos os presentes manifestaram a sua preocupação quanto à necessidade de as PME fazerem uma reflexão interna sobre as relações comerciais que têm com o Reino Unido (importações, exportações) e os eventuais constrangimentos que poderão vir a enfrentar, como o atraso na entrega de produtos devido a demoras nas fronteiras, a redução de encomendas devido à desvalorização da libra, os procedimentos burocráticos de controle nas fronteiras.