No seu Economic Outlook do outono, relatório que contou com a contribuição da CIP, a BusinessEurope prevê para 2018 um abrandamento do crescimento económico na União Europeia para 2,2%, após ter atingido 2,4% em 2017, regressando a taxas mais próximas (mas ainda acima) do seu potencial de longo prazo. Para 2019, projeta-se uma nova desaceleração para 2,0%.

Estes valores resultam de uma revisão ligeiramente em baixa (de 0,2 e 0,1 pontos percentuais, para 2018 e 2019, respetivamente) em relação às previsões do Economic Outlook da primavera.

A BusinessEurope destaca dois importantes riscos para o crescimento económico:

  • O perigo de uma escalada da guerra comercial (estimando o FMI que tal escalada poderia reduzir o PIB global em quase um por cento, em 2020).
  • A escassez de oferta de qualificações, mesmo nos Estados-Membros com uma taxa de desemprego ainda relativamente elevado, uma vez que o processo de digitalização está a aumentar rapidamente a procura de trabalhadores qualificados.

Neste contexto, uma das recomendações políticas deste relatório aponta para a necessidade de um reforço das ações para qualificar e requalificar os recursos humanos, por forma a assegurar que a União Europeia possa aproveitar plenamente as novas oportunidades na economia global, inclusive através da digitalização.

Conheça aqui o documento na íntegra.

O Diretor-Geral da BusinessEurope, Markus J. Beyrer, resume os principais pontos do relatório num curto vídeo: