No seu Economic Outlook, relatório que contou com a contribuição da CIP, a BusinessEurope reviu em alta as suas previsões de crescimento para 2017, para 2.3% na União Europeia (UE) e 2.1% na zona do euro (mais 0.4 pontos percentuais relativamente às previsões do Economic Outlook da primavera). Para 2018, espera-se que o crescimento desacelere ligeiramente para 2.1% na UE e 2.0% na zona do euro.

O consumo deverá permanecer o principal motor do crescimento, impulsionado pela criação de emprego em toda a UE, e espera-se que o investimento aumente moderadamente, mas ainda a um ritmo insuficiente para chegar aos níveis anteriores à crise.

As exportações beneficiarão de uma envolvente internacional mais favorável, mas este efeito é atenuado pela apreciação cambial do euro.

Para aumentar o crescimento a longo prazo e assegurar que a recuperação é duradoura e sustentável, a BusinessEurope defende a necessidade de novas reformas para tornar os mercados de produtos e de trabalho menos rígidos.

Defende também a importância da transformação digital da Europa, a fim de competir de forma eficaz em todo o mundo.

A BusinessEurope lembra ainda que o investimento empresarial requer um ambiente seguro e previsível, defendendo para tal um calendário de ação claro com vista ao reforço da União Económica e Monetária e apontando as principais prioridades a este nível.

Conheça aqui o documento na íntegra.