A BusinessEurope vai desenvolver uma visão atualizada do clima e energia, em que a CIP estará envolvida, que dará resposta às questões colocadas pelo “triângulo” ambições climáticas, competitividade e segurança da oferta. No dia 29 de maio, o Comité dos Assuntos Industriais (IACO) da BusinessEurope reuniu e acordou um plano de trabalho com o objetivo de contruir uma versão final na primavera de 2019 (apoio ao input para as eleições europeias e para a nova Comissão). Alguns pontos de vista preliminares deverão estar prontos em dezembro, para a COP 24 (24ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).

Foi feita uma apresentação por Stefaan Vergote, da DG Ação Climática da Comissão Europeia, sobre a estratégia da UE para a redução de emissões até meados do século, seguida de debate.

Hoger Lössch e Carsten Rolle, da BDI, apresentaram o estudo (anteriormente enviado aos membros do Comité) “Climate Paths for Germany”, a que seguiu uma discussão entre os membros.

Outros assuntos importantes:

  • Finanças sustentáveis (plano de ação adotado em março e pacote com 3 propostas legislativas adotado em maio) –  o que é “investimento sustentável”? (Projetos “verdes”? O que é um projeto “verde”?)
  • Estratégia industrial da UE – importância da discussão em curso sobre a lista de cadeias de valor estratégicas que é o objetivo primeiro do “Strategic Forum for Important Projects of Common European Interest (IPCEI”). Este Forum foi anunciado no documento “Uma Estratégia de Política industrial Renovada para a Europa”, de 13 de setembro.

Para mais informações contactar Manuela Gameiro (manuela.gameiro@cip.org.pt)

 

POISE_PT2020_FSE_Bom