A CIP esteve representada pela sua Secretária-Geral, Carla Sequeira, na reunião do Comité Executivo da BusinessEurope que decorreu no dia 14 de junho, em Bruxelas.

Entre os tópicos em agenda estiveram a aprovação da mensagem da comunidade empresarial Europeia para o Conselho Europeu dos próximos dias 28 e 29 de junho. Foi ainda debatida a nova estratégia da BusinessEurope sobre a política de energia e clima pós 2030, em que a CIP defendeu que deve ser dada prioridade à conclusão do Mercado Único de Energia e às interconexões indispensáveis à competitividade e à segurança de abastecimento energético na Europa.

Foi ainda possível debater alguns dos mais recentes desenvolvimentos políticos a nível Europeu, como os novos governos em Itália e Espanha, bem como os resultados da Cimeira do G7 que decorreu nos dias 8 e 9 de junho no Canadá, em particular no que diz respeito às reformas necessárias na OMC e às consequências das sanções económicas sobre a importação de alumínio e aço impostas pelos Estados Unidos aos seus parceiros comerciais.