Depois de um interregno de alguns anos, o Grupo de Trabalho “Desenvolvimento” da BusinessEurope voltou a reunir no dia 8 de fevereiro em Bruxelas. A CIP esteve representada pelo Presidente do Conselho Estratégico para a Cooperação, Desenvolvimento e Lusofonia Económica, Francisco Mantero.

Na reunião estiveram vários elementos da DG Desenvolvimento e Cooperação Internacional (DG DEVCO) da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimentos que apresentaram e discutiram com os membros do Grupo de Trabalho o Plano de Investimento Externo da União Europeia e também a renovação da parceria com os países ACP (Africa, Caraíbas e Pacífico), processo conhecido por quadro pós-Cotonou.

Os membros do Grupo de Trabalho foram unânimes no reconhecimento da maior importância do continente africano e na necessidade de uma atuação da União Europeia com uma orientação mais empresarial, designadamente através de um maior envolvimento do setor privado. Foi neste contexto, que ficou decidido, por unanimidade, passar a denominar o Grupo de Trabalho Desenvolvimento para “Africa Network”.

 

POISE_PT2020_FSE_Bom