APS – Associação Portuguesa de Seguradores

  Categoria: Newsletter, Notícias dos Associados

logo_cores_aps_2014-quadrado

 

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) é uma associação empresarial, fundada em 12 de agosto de 1982, e representa as empresas de seguros que atuam no mercado português.

Atualmente tem 77 Associados, nacionais e estrangeiros, que detêm mais de 99% da quota de mercado.

O setor segurador em Portugal apresenta um volume de negócios de 11,6 mil milhões de euros, dos quais 4,5 mil milhões relativos aos seguros Não Vida e 7 mil milhões relativo ao negócio dos seguros de Vida. O setor detém ativos de investimento superiores a 53 mil milhões de euros, sendo o maior investidor institucional em Portugal. Emprega cerca de 10 mil pessoas e tem uma vasta rede de distribuição de mais de 20 mil mediadores de seguros.

As principais funções da APS incluem: representar e defender os interesses das empresas de seguros a nível nacional e internacional; promover a cooperação entre os Associados; organizar e gerir serviços de interesse comum para os Associados; desenvolver estudos técnicos e estatísticos de mercado; e promover a imagem e a credibilidade do setor.

Apesar da sua estrutura relativamente pequena (39 pessoas) o funcionamento da Associação assenta, em grande medida, no funcionamento de Comissões Técnicas, organizadas por área de negócio ou por temáticas transversais. Atualmente, são 10 as Comissões Técnicas, que envolvem a participação de mais de 500 colaboradores das empresas de seguros Associadas.

A APS desempenha, ainda, uma importante função na área da formação sobre temáticas relativas aos seguros: possui uma Academia onde são ministrados cursos, quer em formato presencial, quer em e-learning, contando com mais de 2500 formandos por ano.

Mais recentemente, iniciou um ambicioso programa de literacia financeira, destinado a aumentar os conhecimentos do público mais jovem sobre conceitos básicos relacionados com o seguro: o risco, a prevenção, a proteção e a segurança. Ao nível do ensino universitário, assinou recentemente protocolos com as Faculdades de Direito das Universidades de Lisboa e Coimbra com vista à promoção de iniciativas ligadas ao estudo do Direito dos Seguros.

A APS é membro do Conselho Económico e Social e é Associado Fundador do Centro de mediação e arbitragem do setor segurador, o CIMPAS. A nível internacional é membro efetivo, quer do Insurance Europe – Federação Europeia das Associações de Seguradores, onde participa no Comité Executivo e no Conselho Estratégico – quer da GFIA – Global Federation of Insurers Associations.

Partilhar...Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn