A APORMED – Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos, foi criada em janeiro de 1990, estando por isso prestes a completar 30 anos de existência.

O principal motivo que levou as 16 empresas fundadoras a criarem a APORMED foi o elevado atraso com que os hospitais públicos pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde pagavam aos fornecedores em geral, e às empresas do setor do dispositivo médico, em particular.

Pois bem, não deixa de ser curioso que, passados quase 30 anos, este problema continue ainda tão atual e por resolver, apesar de algumas medidas recentes que, temos esperança, venham a minorar esta situação preocupante que tanto afeta a gestão de tesouraria das empresas nossas associadas.

Desde o início, temos vindo a desenvolver uma intensa atividade na área da normalização, sendo a única entidade reconhecida pelo Instituto Português da Qualidade como Organismo de Normalização Setorial para as tecnologias da saúde. O âmbito do serviço prestado fez com que em 1995 a APORMED fosse reconhecida como instituição de utilidade pública.

Para além do tema da dívida hospitalar, que acompanhamos regularmente, as atividades e os projetos mais relevantes desenvolvidos pela APORMED na defesa dos interesses legítimos e comuns dos nossos associados, têm-se centrado nas temáticas do acesso ao mercado, dos aspetos legais e regulamentares, da contratação pública, da avaliação das tecnologias de saúde, da investigação clínica, das boas práticas comercias, entre outros.

A propósito das boas práticas comerciais, é de realçar a implementação de um novo Código de Ética por parte da APORMED, que entrou em vigor no mês de julho de 2018 e que reflete a transposição para o mercado português do novo código de ética implementado pela nossa associação europeia, a MedTech Europe. Este novo código assenta em princípios de maior transparência e isenção entre as empresas que operam no setor do dispositivo médico e aos profissionais de saúde.

Trata-se de um código bastante inovador que tem como medida mais emblemática a proibição do patrocínio direto aos profissionais de saúde. Este código que é uma autorregulação das empresas deste setor, mereceu o reconhecimento por parte da Autoridade Competente Portuguesa, o INFARMED, através da atribuição, em janeiro último, do Prémio de Boas Práticas à nossa Associação.

No decorrer dos 29 anos de existência, a APORMED foi-se tornando uma associação cada vez mais representativa e consequentemente com maior reconhecimento pelas entidades oficiais e demais stakeholders institucionais.

Contamos atualmente com 64 empresas associadas que representam um volume de negócios de cerca de 63OM€ no mercado total de dispositivos médicos avaliado em 1.200M€.

Fonte: APORMED – Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos