Apigraf – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel

  Categoria: Newsletter, Notícias dos Associados

apigraf_logo

 

A Apigraf – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel foi fundada em 12 de dezembro de 1974, sendo a representante a nível nacional dos interesses destas indústrias. Representa um setor constituído por mais de 2700 empresas, que empregam mais de 26.500 trabalhadores e têm um volume de negócios global de 2,5 mil milhões de Euros.

Distribuídas por todo o continente e regiões autónomas, e com uma dimensão que as carateriza essencialmente como microempresas e PMEs, as empresas gráficas e transformadoras do papel desenvolvem uma série de atividades específicas em função dos processos utilizados e são responsáveis pela produção de uma multiplicidade de produtos que fazem parte integrante do quotidiano. Os produtos oriundos do setor estão presentes em todos os momentos do nosso dia, em todo o mundo, desde que nos levantamos e utilizamos uma multiplicidade de embalagens e produtos rotulados, quando vestimos uma t-shirt impressa, se nos socorremos da sinalização para nos orientarmos, ao observarmos a publicidade em outdoors ou ao fazermos compras no supermercado, quando lemos um livro, se oferecemos um presente embrulhado, ao debruçamo-nos sobre um teclado, quando utilizamos uma caixa bancária automática. Estes, e tantos outros, são momentos em que todos utilizamos produtos das indústrias gráficas e transformadoras do papel.

Com a convicção de que o associativismo é uma excelente forma de potenciar forças e interesses comuns, e uma ferramenta ímpar no aproveitamento de sinergias, a Apigraf desenvolve uma importante atividade de informação, formação, representação, sensibilização e promoção relativamente às empresas associadas e ao setor, tão necessária quanto efetiva.

A informação é uma das prioridades do setor, espelhada não só na disponibilização online de dados setoriais como também na publicação ininterrupta há 38 anos da t&g, revista bimestral da Apigraf. As empresas associadas têm acesso a informação exclusiva, em matéria jurídica e noutras áreas relevantes. O site www.apigraf.pt integra uma multiplicidade de informação relativa à actividade da Apigraf e possui uma página especificamente dedicada ao Sistema de Informação e Inovação, com uma série de dados setoriais relevantes.

A formação tem também registado uma grande receptividade por parte das empresas associadas, estando já em curso a execução das ações para 2017, que incluirá matéria técnica.

As condições exclusivas para associados, em protocolos estabelecidos com diversas entidades, constituem igualmente uma mais valia para as empresas, concretizada por exemplo nas mais de 100 associadas beneficiárias de preços especiais na energia e na gestão de resíduos industriais, entre outros acordos.

Chamar a atenção dos decisores para as especificidades das indústrias do setor e para o impacto das decisões a tomar é igualmente uma das actividades centrais ddesta associação, que a Apigraf desenvolve individualmente ou, com frequência, em conjugação com a CIP e com outras estruturas nacionais e internacionais relevantes de que é membro. Em 2016, um dos principais temas abordados a nível internacional foi o marketing directo, face à alteração do enquadramento legal europeu; a nível nacional, colaborou com a CIP em diversas matérias, nomeadamente na identificação de custos de contexto e questões a abordar pelo Simplex.

Porque as associações só existem em função dos seus membros a Apigraf mantém um contacto permanente com os associados, quer pela comunicação que envia relativamente ao trabalho que desenvolve, quer pelos contactos telefónicos, pessoais e escritos mantidos ao longo do ano. Para além das reuniões estatutariamente previstas, que são sempre uma ocasião de contacto entre as empresas dos órgãos sociais, a Apigraf realiza pelo menos um evento anual dedicado ao setor que constitui uma ocasião de contacto entre empresas. A promoção do setor é, aliás, um dos focos de ação da Associação, como o exemplifica, por exemplo, a atribuição dos Prémios Excelência às empresas identificadas como tendo os mais elevados resultados face a um conjunto de indicadores objectivos publicamente divulgados.

A Apigraf considera fundamental a promoção do espírito associativo e evidente que a conjugação de esforços permite obter resultados que superam seguramente os resultantes da soma de empenhos individuais. É neste sentido que acredita que ser um membro activo da CIP é algo que se integra na sua concepção colaborativa da sociedade.

apigraf_cip

Partilhar...Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn