AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro

  Categoria: Newsletter

aida-logo_em-2-linhas

 

A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, constituída em 1986, exerce a sua atividade em prol da defesa das necessidades e interesses do tecido industrial, com uma preocupação permanente em articular a sua postura interventiva com a optimização de um modelo de organização capaz de preencher as lacunas evidenciadas pelas empresas da região, promovendo assim a produtividade e competitividade da economia nacional. Possui a sua sede na Zona Industrial de Taboeira, em Aveiro, mantendo-se o seu âmbito territorial coincidente com a área geográfica do distrito de Aveiro.

O seu tecido empresarial associado caracteriza-se por ser diversificado e altamente industrializado, constituído maioritariamente por PMEs, dos mais diversos sectores de actividade, sendo o de maior representatividade da indústria transformadora.

Com este intuito e em cumprimento da sua missão, aposta na prestação de serviços que satisfaçam as necessidades de representação, informação, apoio e acompanhamento técnico das empresas, promovendo igualmente o seu envolvimento nas atividades associativas desenvolvidas e a interlocução com as entidades públicas com competências em áreas relacionadas com o exercício da actividade empresarial.

A AIDA disponibiliza os seguintes serviços:

  • INFORMAÇÃO e CONSULTORIA TÉCNICA – com recursos internos e/ou a colaboração de Parceiros Estratégicos. A AIDA responde às necessidades e solicitações das empresas nos diversos domínios de actuação, designadamente ao nível dos sistemas de incentivo, linhas de crédito, ambiente, segurança e saúde no trabalho, licenciamento e propriedade industrial, marcação CE, qualidade.
  • APOIO JURÍDICO – dispõe de uma equipa técnica permanente e especializada, que acompanha as empresas associadas de forma personalizada nas mais diversas áreas do Direito.
  • APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS – integra a Enterprise Europe Network desde 1991, rede de serviços que visa apoiar as empresas a inovar e a melhor competir no espaço europeu, sendo formada por mais de 550 pontos de contacto, espalhados por 42 países na Europa. Complementarmente, promove missões empresariais e missões inversas, matchmaking, estudos de mercado, prospeção de mercados emergentes, participação em feiras internacionais, sessões de apresentação de mercados, propiciando assim o incremento da internacionalização das empresas e o aumento das suas exportações.
  • EMPREENDEDORISMO – desde 2011 que a AIDA é credenciada como Entidade Prestadora de Apoio Técnico no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego. Presta apoio técnico prévio à aprovação do apoio, objectivando o desenvolvimento de competências e a criação e estruturação do projecto relativo à concepção e elaboração de planos de investimento e de negócio. Presta igualmente apoio técnico nos 2 primeiros anos de atividade da empresa para consolidação do projecto.
  • APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE RURAL – enquanto líder de dois consórcios, DLBC Rural Região de Aveiro Norte e DLBC Rural Região de Aveiro Sul, prepara e divulga avisos e analisa candidaturas às medidas disponíveis, promove acções de formação e workshops em áreas temáticas como a gestão simplificada para empresas de base local, produção agrícola em meio urbano, comercialização de produtos certificados.
  • FORMAÇÃO PROFISSIONAL – é entidade formadora certificada pela DGERT- Direcção Geral das Empresas e das Relações de Trabalho, merecendo os seus cursos o reconhecimento de entidades credíveis como a Autoridade para as Condições de Trabalho e o IEFP. Realiza diagnósticos de necessidades de formação, concepção e planeamento de intervenções formativas, elaboração de projetos de formação e avaliação de atividades formativas.
  • GIP – Gabinete de Inserção Profissional – apoia jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, informa e acompanha as empresas sobre as medidas de apoio ao emprego em vigor, assim como ao nível do processo de adesão.
  • ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS – sobre diversas temáticas e em diferentes formatos (seminários, jantares-debate, encontros networking, fóruns empresariais).
  • ESTUDOS, PUBLICAÇÕES e informação da mais variada natureza, designadamente dados económicos, estatísticos e quadros regulamentares, tendo em vista apoiar as empresas em processos de decisão ao nível da gestão e intenção de investimento.

Ciente da importância em promover um espaço que reúna diversas entidades, de apoio directo e personalizado às empresas, a AIDA criou, em 2003, no seu edifício, a LOJA DO EMPRESÁRIO, que integra entidades como o IAPMEI, a Loja da Exportação, o 1.º Cartório de Competência Especializada de Aveiro e o INOV.

Em 2005, surgiu o Centro de Negócios da AIDA, que contempla espaços funcionais e capacitados, com todos os meios necessários à organização de eventos e exercício da actividade.

Complementarmente, e visando reforçar os laços de cooperação institucional e que promovam a aproximação entre empresas e demais agentes económicos de natureza pública ou privada, nacionais e estrangeiros, a AIDA possui distintos protocolos de cooperação formalizados, acumulando igualmente funções em algumas dessas organizações.

Promover o Bem-fazer da Região de Aveiro é e continuará a ser um dos propósitos da AIDA.

Veja as fotos do 5ª Fórum Empresarial da Região de Aveiro na galeria abaixo.
Partilhar...Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn