A AERLIS é uma instituição sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública atribuído pelo estado Português. Trabalha uma base de dados de mais de 85.000 empresas em seis vetores fundamentais:

  • Informação;
  • Formação;
  • Prestação de serviços ás empresas funcionando como uma central de compras;
  • Internacionalização e atração de investimento estrangeiro;
  • Promoção do Desenvolvimento Regional Integrado;
  • Representação dos Interesses dos Associados.

É Vice-Presidente do Conselho Geral da CIP (Confederação Empresarial de Portugal) e da BECC (Organização que representa as Associações Empresariais das Capitais Europeias).

Integra diversos Conselhos Estratégicos Nacionais como sejam o do Comércio, da Energia, da Construção, da Indústria, e o Regional da CIP bem como o Observatório do Desenvolvimento das Relações de Trabalho.

É Vice-presidente da UAERLVT – União das Associações Empresarias da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Tem assento no Comité de Acompanhamento Regional do POR Lisboa – Programa Operacional da Região de Lisboa. Faz parte do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Metropolitano da AML – Área Metropolitana de Lisboa.

Das várias atividades que a AERLIS desenvolve, salientamos as seguintes áreas:

INFORMAÇÃO
A prestação de um serviço de informação, tanto aos associados como às empresas do distrito em geral, é uma das atividades principais da AERLIS. Essa informação incide sobre diversas áreas, entre as quais: legislação, incentivos, seminários e feiras, formação, oportunidades de negócio, programas de investigação e desenvolvimento, estatística e estudos sectoriais.
A AERLIS tem presença online e divulga informação útil para as empresas através do website www.aerlis.pt e através da presença nas Redes Sociais:
Facebook – www.facebook.com/aerlis , Linkedin – www.linkedin.com/company/aerlis e Youtube – www.youtube.com/user/AERLISoeiras.

SERVIÇOS DE APOIO
A AERLIS oferece aos empresários e potenciais criadores de empresas, o acesso a diversos serviços de apoio à respetiva atividade, em parceira com empresas especializadas, constituindo-se como uma central de serviços com vantagem para os seus associados, nomeadamente:

  • Incentivos ao investimento
  • Criação de empresas
  • Certificação de qualidade e ambiente
  • Contabilidade e consultoria fiscal
  • Economato, informática e comunicações
  • Saúde, higiene e segurança no trabalho
  • Seguro de créditos, factoring e cobranças
  • Recuperação e Reestruturação de Empresas
  • Resolução alternativa de conflitos
  • Garantia mútua
  • Propriedade intelectual
  • Protocolo empresarial
  • Responsabilidade Social das Organizações

Destacamos o serviço de informação e acompanhamento relativamente aos sistemas de incentivos ao investimento e empreendedorismo previstos no Portugal 2020, procurando apoiar as iniciativas de investimento e emprego, enquadrando-as nos sistemas de incentivos mais adequados e facilitando a candidatura aos mesmos.

INTERNACIONALIZAÇÃO
Um dos objetivos da AERLIS é apoiar as empresas que pretendam abordar novos mercados, procurar novos parceiros comerciais, aumentar as suas exportações, identificar oportunidades de negócio e parcerias ou implementar-se em mercados externos.

Consulte quais as Missões Empresariais previstas para 2017 em www.aerlis.pt/missoes-empresariais-internacionalizacao-pme.html

EMPREENDEDORISMO
O Empreende + Gabinete de Apoio ao Empreendedor presta informação e apoio à criação de negócios, formação do empreendedor, registo da empresa, enquadramentos legais, desenvolvimento do plano de negócios, consultoria e mentoring durante o 1º ano de atividade da empresa, incentivos e financiamento.

Mais informações sobre o Empreende+ em www.empreende.aerlis.pt/

PROJETOS
Com o objetivo de reforçar a capacidade competitiva das empresas, a AERLIS está a promover o projeto conjunto MOVE PME com recurso à metodologia de formação-ação. O financiamento é a fundo perdido até 90% dos custos de participação.

Mais informações sobre o projeto MOVE PME em www.aerlis.pt/projeto-conjunto-qualificacao-de-pme.html

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
A AERLIS promove cursos de formação profissional que contribuem para o desenvolvimento dos R.H. da sua região. A ACADEMIA AERLIS é uma Academia de Formação, com vasta experiência na área de intervenção formativa em vários domínios do saber, bem como em públicos provenientes de vários sectores de atividade e múltiplas competências.
Desenvolvemos Formação Intra-Empresas, Formação Inter-Empresas; Formação E-learning; Formação de Formadores e Formação para Jovens.

ACADEMIAS AERLIS – www.aerlis.pt/cursos-de-formacao-profissional.html
Formação à distância – http://www.elearning.aerlis.pt/

EVENTOS
A organização de seminários e sessões de divulgação e esclarecimento tem permitido a prossecução de alguns dos objetivos essenciais da atividade da associação e contribuído para uma crescente consciencialização dos empresários para o meio envolvente, ao nível local, regional e global, assinalando tendências, desafios e oportunidades, estimulando a modernização e o desenvolvimento sustentado do tecido empresarial e, consequentemente, da Região de Lisboa.
A AERLIS comemora este ano o seu 25º aniversário, tendo promovido uma Conferência subordinada ao tema “A 4ª Revolução Industrial”, que contou com a presença de mais de 250 participantes, empresários e representantes de Associações e Entidades Públicas.
A Conferência incluiu 3 Painéis – debate: Os desafios da indústria 4.0 para as empresas; O papel da indústria 4.0 no desenvolvimento da economia; Como liderar na Era da Tecnologia, Inovação e Criatividade.
A sessão de abertura contou com a presença do Ministro da Economia, Dr. Manuel Caldeira Cabral e a sessão de encerramento com a presença do Primeiro-Ministro, Dr. António Costa, que salientaram a importância da Iniciativa Indústria 4.0 na estratégia de desenvolvimento nacional.

Mais informações sobre o 25º ANIVERSÁRIO da AERLIS em www.aerlis.pt/25-aniversario-da-aerlis.html

ASSOCIATIVISMO
Estando ciente dos desafios que se colocam ao associativismo, a AERLIS pretende constituir-se como uma Confederação Regional por forma a envolver os diferentes movimentos associativos em presença no terreno na certeza de que juntos seremos mais fortes.

Se pretender tornar-se Associado da AERLIS aceda a www.aerlis.pt/torne-se-associado.html

Clique na imagem a baixo para ver a galeria de fotos