2º CONGRESSO DAS EMPRESAS E DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS – ORADORES

 

CONGRESSO | PROGRAMA | ORADORES | INSCRIÇÕES |  CONTACTOS | PATROCÍNIOS | INTERVENÇÕES | CONCLUSÕES

 CIP_congresso_cabecalho_2015_fd

 

António Saraiva – Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

António Saraiva

António Saraiva, 60 anos, 2 filhos, 4 netos, é Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde Janeiro de 2011. Foi Presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa de Janeiro de 2010 a Janeiro de 2011. Diretor da Metalúrgica Luso-Italiana desde 1989 e Administrador a partir de 1992, adquiriu a empresa ao Grupo Mello em 1996, sendo atualmente Presidente do Conselho de Administração.

Luís Mira Amaral – Presidente do Conselho da Indústria da CIP

Engº Mira Amaral2

Engenheiro Eletrotécnico pelo IST, Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e Pós-Graduado em Gestão (“STANFORD EXECUTIVE PROGRAM”) pela Universidade de Stanford. Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social e Ministro da Indústria e Energia. Foi Presidente do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, Presidente da Banca de Investimento do Grupo BFE, Administrador do BPI, Presidente Executivo dos Bancos de Fomento em Angola e Moçambique, Presidente Executivo da CGD e administrador de várias empresas entre as quais a EDP, UNICER, CIMPOR, VISTA ALEGRE-ATLANTIS, EDINFOR, TVTEL, Membro do “Supervisory Board” do “Royal Lankhorst Euronete Group” (Holanda), Administrador Independente e Presidente do Comité de Auditoria da NOVABASE SGPS SA. É actualmente Presidente Executivo do Banco BIC Português SA, Professor Catedrático Convidado de Economia e Gestão do IST, Administrador da Sociedade Portuguesa de Inovação e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP.

José Cordeiro – Coordenador do GT “Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação” do Conselho da Indústria da CIP

1 - GENERAL JOSÉ CORDEIRO

Major-General (1942). Nasceu em Torres Novas a 06-10-1942, frequentou o Liceu Nacional de Santarém e ingressou na Academia Militar em 08-10-1960, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares na AM e a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica no IST (1967); e foi sucessivamente promovido a Alferes-Aluno (1964), Tenente (1966), Capitão (1968), Major (1974), Tenente-Coronel (1977) e Coronel (1982). Como Coronel Tirocinado, no IAEM (1988-90), foi Chefe do Departamento de Ensino de Administração; e no Instituto Geográfico do Exército (1990-93), Diretor. Promovido a Brigadeiro (24-03-1993) foi Diretor do Serviço de Material (1993-98) e Subdiretor do IAEM (1998-2000), tendo transitado para a Reserva em 06-10-2001. De âmbito civil, foi Professor da Escola Industrial Fonseca Benevides (1968-74) e Diretor do Gabinete de Estudos das empresas TÉCNIGÁS (1970-72) e REKENA (1972-75). Em Abril de 2014 foi reeleito Presidente da Direção da DANOTEC – Associação das Empresas de Defesa, Armamento e Novas Tecnologias. Em Maio de 2014 foi eleito membro do Conselho Geral da CIP – Confederação da Industria Portuguesa na qualidade de Vice-Presidente. Em Julho de 2014 foi eleito Administrador da Federação AED Portugal – Federação Portuguesa das Industrias Aeronáutica, Espaço e Defesa.

José Carlos Caldeira – Presidente da Agência Nacional de Inovação

2 - JOSÉ CARLOS CALDEIRA- ANI

Ligado ao INESC no Porto desde 1987, ano em que concluiu a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da U. Porto (FEUP), e membro da Direção do INESC TEC desde 2001. Foi nomeado pelo Governo, através dos Ministérios da Economia e da Educação e Ciência, para presidir ao Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação, S.A. (ANI).

António Neto da Silva – Conselho da Indústria da CIP

3 - António Neto da Silva

Nasceu em 1948. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Master em Estudos Europeus Contemporâneos (Integração Económica; Problemas e Políticas de Desenvolvimento Regional) pela Universidade de Reading, Reino Unido, tendo concluído com menção especial de distinção. É acionista fundador e Presidente da FINANCETAR, Sociedade de Serviços Financeiros, Empresariais e Imobiliários, S.A., acionista e Presidente da Deimos Engenharia, S.A. e Presidente da PROESPAÇO – Associação Portuguesa das Indústrias do Espaço. Foi ainda Secretário de Estado do Comércio Externo, tendo sido o Chefe negociador do Projeto FORD-VOLKSWAGEN – Autoeuropa.

Augusto Medina – Presidente da Sociedade Portuguesa de Inovação

4 - AUGUSTO MEDINA

Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Inovação, é responsável por um vasto número de projetos do setor público e privado nas áreas de investigação e desenvolvimento, inovação e empreendedorismo. Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 1979, foi Diretor fundador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Pedro Sena da Silva – Conselho da Indústria da CIP

5 - PEDRO SENA DA SILVA

Nasceu em 1955 e licenciou-se em Engenharia Mecânica – Ramo Termodinâmica – pelo Instituto Superior Técnico, em 1978, tendo desenvolvido desde então a sua atividade profissional em empresas industriais do sector automóvel, ocupando cargos de Direção e Administração em Portugal, França e Espanha. A par da atividade profissional, tem participado ativamente no associativismo empresarial, nomeadamente enquanto Presidente da ANIMEE e membro da direcção da CIP em vários mandatos.

Joaquim Delgado – Professor do Instituto Politécnico de Viseu

6 - PROFESSOR JOAQUIM DELGADO

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica (1987), Mestre em Sistemas e Automação (1992) e Doutorado em Engenharia Electrotécnica, na especialidade de Sistemas de Energia (2003) com a dissertação “Gestão da Qualidade Total Aplicada ao Sector do Fornecimento de Energia Elétrica”, pela Universidade de Coimbra.
Foi responsável pela Automação Industrial na implantação e arranque de duas unidades fabris para a produção de aglomerados de fibras de madeira e analista e Gestor de Sistemas Informáticos na Sonae Indústria. Foi Professor no DEE da FCTUC e no ISEC; e é desde 1996 docente na ESTG de Viseu.

José Manuel Fernandes – Coordenador do GT “Internacionalização das PME” do Conselho da Indústria da CIP

7 - card_jose_manuel_fernandes_frezite

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mini MBA pela Universidade Católica do Porto. É Presidente do Conselho de Administração da FREZIGEST, SGPS, S.A. (Grupo FREZITE – Fundador 1978), desde 2005. Grupo situado em Portugal (Sede), Espanha, Brasil, Reino Unido, Alemanha, República Checa, Finlândia, Polónia e México. É Presidente da PRODUTECH. Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal desde 2010.

Pedro Reis – Assessor da Comissão Executiva do Millennium BCP

8 - PEDRO REIS - BCP

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, fez posteriormente os seguintes cursos de formação: Advanced Management Program pelo Insead, Strategic Finance pela Harvard Business School e Programa Avançado de Gestão para Executivos pela UCP. Ao longo de mais de 20 anos, trabalhou no setor do mobiliário, da engenharia e da comunicação, sendo agora Assessor da Comissão Executiva do Millennium BCP. Ao longo dos anos Pedro Reis colaborou ainda com uma série de órgãos de comunicação social na área da economia.
Depois de publicar o livro “Voltar a Crescer” a convite do atual Primeiro-Ministro, foi Presidente da AICEP e membro do Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia, da Comissão Permanente de Apoio ao Investidor, do Conselho Geral da Portugal Ventures, do Conselho Nacional para o Empreendorismo e a Inovação e do Conselho da Indústria. Foi condecorado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, pelos seus serviços em prol da internacionalização da economia.

António Melo Pires – Coordenador do GT “O IDE e os fatores de atratividade do país“ do Conselho da Indústria da CIP

9 - ANTÓNIO DE MELO PIRES

Nasceu em Lisboa em 1957 e licenciou-se em engenharia mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, em 1982. A sua primeira atividade profissional foi como professor de ensino secundário, na escola secundária de Palmela, no ano letivo de 1981/82. Está ligado ao grupo Volkswagen desde outubro de 1992, data em que integrou os quadros da Autoeuropa, onde durante 11 anos desempenhou vários cargos. Em 2003 transitou para a Volkswagen Navarra em Espanha, com as mesmas funções, e em janeiro de 2006 para a Volkswagen do Brasil. É atualmente Presidente do Conselho de Gerência da Volkswagen Autoeuropa.

Mário Lopes – Professor do Instituto Superior Técnico de Lisboa

10- PROFESSOR MÁRIO LOPES - IST

Nasceu a 22 de Julho de 1959. Licenciado em Engenharia Civil (ramo de Estruturas) (I.S.T. 1982). Prémio Edgar Cardoso de 1982 (melhor classificação da licenciatura nas disciplinas da área de “Pontes e Estruturas Especiais”). Curso de Mestrado em Engenharia de Estruturas – (I.S.T. 1985). Doutoramento em Engenharia Sísmica pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine (Londres, 1991). É Professor do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico e Presidente da ADFERSIT (Associação para o Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Transportes). É autor de numerosos artigos e livros técnicos sobre engenharia sísmica e planeamento de transportes.Nasceu a 22 de Julho de 1959. Licenciado em Engenharia Civil (ramo de Estruturas) (I.S.T. 1982). Prémio Edgar Cardoso de 1982 (melhor classificação da licenciatura nas disciplinas da área de “Pontes e Estruturas Especiais”). Curso de Mestrado em Engenharia de Estruturas – (I.S.T. 1985). Doutoramento em Engenharia Sísmica pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine (Londres, 1991). É Professor do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico e Presidente da ADFERSIT (Associação para o Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Transportes). É autor de numerosos artigos e livros técnicos sobre engenharia sísmica e planeamento de transportes.

Armindo Monteiro – Vice-Presidente da CIP

ArmindoMonteiro

Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora, é Presidente do Conselho de Administração das empresas COMPTA, Broadloop Investments, SPECTACOLOR e E-TEMPUS. É também Vice-Presidente da CIP, membro do CES – Conselho Económico e Social, da YPO – Young Presidents Organization e do Conselho Geral da Universidade de Évora.
Foi ainda Presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e Vice-Presidente da AIP – Associação Industrial Portuguesa, da Confederação YES for EUROPE – Confederação Europeia de Associações de Jovens Empresários e da CIJE – Confederação Ibero-Americana de Jovens Empresários.

Carlos Brazão – CISCO

11 - Carlos-Brazao

É o Director Sénior de Vendas e Marketing da Cisco Capital para a Europa, Médio Oriente, África e Rússia (EMEAR), liderando uma organização de especialistas que combinam experiência em modelos de negócio e soluções de financiamento com um conhecimento abrangente da tecnologia Cisco. Anteriormente, liderou o vertical do Sector Público para a Cisco na região EMEAR, onde foi responsável pelo desenvolvimento de negócios para o Governo Central e Local, Educação, Saúde, Defesa e Segurança. De 2003 a 2011, Carlos Brazão foi Director-Geral da Cisco Portugal. Durante este período Portugal foi seleccionado para acolher diversos Centro Europeus de Operações da Cisco que hoje empregam centenas de pessoas. Em 2005, Carlos Brazão foi nomeado Director-Geral do Ano da Cisco EMEAR. Antes de ingressar na Cisco, Carlos Brazão foi Director-Geral na Dell Computers em Portugal, onde foi responsável pela criação da subsidiária local. Com uma carreira profissional de mais de 25 anos sobretudo em empresas de tecnologia de informação e de comunicação, Carlos Brazão ocupou posições de liderança com a Ericsson, a Reuters, a Siemens e a Global One / Sprint. Licenciado em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações pelo Instituto Superior Técnico, tem ainda um MBA pela Universidade Nova de Lisboa.

Fernando Resina da Silva – Vieira de Almeida & Associados

12 - FERNANDO RESINA DA SILVA

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Integra a Vieira de Almeida & Associados em 2001. É sócio da área de TMT – Telecoms, Media & TI, onde tem trabalhado ativamente em diversas operações, nomeadamente nos sectores de tecnologias de informação e comunicação, outsourcing, cloud computing, tecnologias emergentes, propriedade intelectual, comércio eletrónico, comunicações eletrónicas, serviços postais, publicidade e media. Tem estado envolvido nas principais operações do sector das TI e em particular nas grandes operações de sistemas de informação e de outsourcing – ITO e BPO – do sector bancário e financeiro.

Óscar Gaspar – Ex-Secretário de Estado da Saúde

OG_MSD

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Pós –graduação em gestão pública pela Universidade de Aveiro. Trabalhou na banca de investimentos e na banca comercial no BCP entre 1992 e 1997, foi assessor do Grupo Parlamentar do PS entre 1997 e 1999 e assessor e chefe de gabinete do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento entre 1999 e 2001. Membro do Conselho de Fiscalização do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social e Administrador da Metro-Mondego, SA entre 2001 e 2004. Colaborador da Iberdrola em 2004-Março 2005. Assessor Económico do Primeiro-ministro de 2005 a 2009 e Secretário de Estado da Saúde de 2009 a 2011. Entre 2011 e Setembro de 2014 foi assessor económico do Secretário-geral do PS. É Diretor de External Affairs da MSD Portugal desde outubro de 2014. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Intervenções como docente convidado na Universidade de Aveiro (Economia e Finanças Públicas) e Universidade Atlântica (Economia da Saúde).

João Almeida Lopes – Vice-Presidente da CIP

Dr. João Almeida Lopes

Presidente da Direção da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, desde 2007 e Diretor Geral e Presidente do Grupo Medinfar desde 1990, e este ano foi eleito Vice-Presidente do Conselho Geral da CIP, desde abril de 2014. Entre 1996 e 2011 assumiu a vice-presidência e a presidência da Direção do IBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica e, desde 2008, desempenha o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Genibet Biopharmaceuticals, S.A.. Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia, em Lisboa.

Antonieta Lucas – Presidente da APORMED

Dra. Antonieta Lucas

Mestrada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Pós-Graduada nas áreas da Avaliação Económica do Medicamento pelo ISEG, Medical Safety pela FFUL e PAGEF (Gestão Farmacêutica), da Universidade Católica. Trabalha na Industria Farmacêutica e de Dispositivos Médicos / Tecnologias da Saúde há mais de 20 anos e atualmente é a Diretora Técnica e de Assuntos Regulamentares da Alcon, empresa do grupo Novartis. Anteriormente foi Responsável de Assuntos Regulamentares do Departamento Médico da Boehringer Ingelheim, Lda. Assume a Presidência da APORMED – Associação Portuguesa de Dispositivos Médicos, desde 2013. Atualmente assume também em nome da APORMED uma das Vice-presidências da CIP e pertence à Comissão Especializada da Saúde da mesma.

Abel Bruno Henriques – Secretário-Geral da FNS – Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde 

ABEL BRUNO HENRIQUES

Nasceu em1957. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Secretário-Geral da FNS – Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde. Secretário-Geral da ANADIAL – Associação Nacional de Centros de Diálise. Assessor da Direção da ANAUDI – Associação Nacional das Unidades de Diagnóstico por Imagem. Assessor da Direção da APMFR -Associação Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação. Gerente da CONGREGA, Ldª. Gerente da PLURIRAD, Ldª. Presidente da Assembleia Geral de diversas sociedades anónimas. Diretor de Pessoal e Contencioso de PLURIBUS – Comércio e Serviços Empresariais, SA. Administrador de CAMPUS XXI – Parques de Saúde e Apoio Social, SA. Secretário-Geral da Associação dos Armadores de Tráfego Fluvial.

Carlos Lopes Martins – Administrador – José de Mello Saúde

CLP_JMS

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra; Diplomado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública. Atualmente Administrador do Hospital Cuf Porto, Hospital de Braga e Hospital de Vila Franca de Xira; Administrador do José de Mello Saúde, SA; Vice Presidente do Conselho Estratégico para a Saúde da CIP.

Francisco Velez Roxo – Professor e Coordenador de Programas na área da Saúde – Universidade Católica Portuguesa

Francisco Velez Roxo

Mestre em Comunicação Educacional Multimédia e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (UTL), Pós-Graduado pelo ITP (International Teachers Program) e diplomado em cursos de Gestão por várias Business Schools Internacionais (IMD, Insead, Columbia University, Harvard Business School, HEC Paris e IESE). Coordenador de Programas na área da Saúde da CATÓLICA- -LISBON, onde é Professor Auxiliar Convidado. Administrador de empresas privadas e públicas e Consultor de Gestão em Estratégia e Marketing. Administrador de Unidades de Saúde do SNS.

Manuel Caldeira Cabral – Professor do Departamento de Economia – Universidade do Minho

MCC_UM

Professor de Economia da Universidade do Minho. Doutorado em Economia pela Universidade de Nottingham em 2004. Licenciado e Mestre em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. Foi assessor do Ministro das Finanças do XVIII Governo e assessor do Ministro da Economia e Inovação do XVII Governo, entre 2009 e 2011. Cooperante na Universidade em Timor Leste (em 2004 e 2007). Escreve uma coluna de opinião no Jornal de Negócios. Foi jornalista do Diário Económico e Semanário Económico antes de iniciar a sua carreira académica.

Paulo Duarte – Presidente da ANF – Associação Nacional de Farmácias

Paulo Duarte_322

Nasceu a 3 de Outubro de 1972, casado, dois filhos. Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas no ano de 1997 pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. É co-proprietário da Farmácia Estácio e da Farmácia Estácio Xabregas, ambas em Lisboa. Tem um MBA em Gestão de Informação pela Universidade Católica Portuguesa (2004). É Presidente da Direção da Associação Nacional das Farmácias desde 2013. É, desde 2013, Presidente do Conselho de Administração da Farminveste. É membro do European Pharmacists Forum desde 2013. Foi Secretário-Geral da Associação Nacional das Farmácias de 2002 a 2013. Foi Secretário-Geral da Associação dos Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) de 2002 a 2015. De 1999 a 2002 foi Secretário-Geral da Ordem dos Farmacêuticos. De 1997 a 1999 foi secretário-técnico da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA. Iniciou a sua atividade profissional em 1996 na Johnson & Johnson, com quem colaborou até 1998, na área regulamentar. Enquanto dirigente associativo universitário, foi presidente da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (AEFFUL) em dois mandatos, de 1994 a 1996, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Académica de Lisboa (AAL) em 1996 e da Mesa da Assembleia Geral da AEFFUL em 1996/1997.

Rafael Campos Pereira – Vice-Presidente da CIP

RCP

Nasceu em Aveiro a 12 de fevereiro de 1963, é casado e pai de quatro filhos.
É licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto, (1988).
Atualmente desempenha os cargos, entre outros, de Vice Presidente Executivo da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, de Vice Presidente da Direção e do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, de Administrador do CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Industria Metalomecânica e de Presidente do Conselho de Administração do CERTIF – Associação para a Certificação.Integra também o Board da ORGALIME – European Engineering Industries Association.
É sócio da Sociedade de Advogados Campos Pereira & Associados.

 Tiago Caiado Guerreiro – Fiscalista

TIAGO CAIADO GUERREIRO

Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa.
Curso de Negociação Estratégica (Universidade de Harvard). Pós-graduação em Gestão e Fiscalidade (Instituto de Estudos Financeiros e Fiscais da Faculdade de Direito de Lisboa). É considerado pelo Chambers and Partners “star perfomer” em Fiscalidade e é também Juiz Arbitral na área Fiscal. Colabora com a Sociedade Caiado Guerreiro & Associados desde 1999, sendo Sócio desde então.

 Fernando Araújo – Administrador da Portucel

Fernando Araújo

Fernando Araújo é atualmente Administrador Executivo do Grupo Portucel.
Possui uma licenciatura em Direito pela Universidade Lusíada do Porto, Curso de Estudos Superiores Especializados em Controle Financeiro, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto; uma pós-graduação em Corporate Governance, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa; e uma pós-graduação em Direito Fiscal, pela Faculdade de Direito de Lisboa. Ao longo da sua carreira, entre outras funções, foi Diretor de Contabilidade e Impostos da Semapa, SGPS, S.A.; da Secil S.A.; e da Portucel S.A. Foi ainda Assessor do Conselho de Administração da Secil; Senior Tax Manager, na KPMG; e Chefe dos Serviços Administrativos da Colep – Companhia Portuguesa de Embalagens, S.A.

Alexandre Sousa Pinheiro – Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

ALEXANDRE SOUSA PINHEIRO

Doutorou-se pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa onde é Professor Auxiliar e Investigador do Centro de Investigação em Direito Público (CIDP). É especializado em proteção de dados e identidade informacional a par com um enfoque de pesquisa nas áreas do direito constitucional e dos direitos fundamentais e uma atividade de docência muito focada na legística e na ciência da legislação, tendo lecionado várias disciplinas ao nível da licenciatura e dos vários programas de pós-graduação do Instituto. Coordenou com o Professor Jorge Miranda a disciplina de “Constituição e Administração Pública” inserida no mestrado em Administração Pública de Lisboa, na Universidade Lusófona. É co-Diretor da Revista Jurídica da AAFDL, e é membro do Conselho de Redação da revista Direito e Política.

João Costa Pinto – Vice-Presidente do Conselho-Geral da CIP

João Costa Pinto

Licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia do Porto; Professor Convidado do Instituto Superior de Economia: Moeda e Política Monetária; Instituto de Economia e Gestão: Banca e Mercados Monetários; Instituto do Trabalho e da Empresa: Economia Portuguesa e Universidade Católica (Porto): Euro e União Monetária.
No Banco de Portugal foi Diretor do Departamento de Estrangeiro; Administrador; Vice-Governador; Consultor da Administração. Foi consultor do Banco Mundial em 1985. Presidente do Banco Nacional Ultramarino. Presidente do Banco Comércio e Indústria – Grupo Santander. Presidente Executivo do Grupo Crédito Agrícola. Como Vice-Governador, representou o Banco de Portugal no Comité Monetário em Bruxelas e no Comité de Vice -Governadores em Frankfurt. Foi nomeado pelo Presidente da República para Membro do Governo de Macau tendo sido responsável pela Área de Economia e Finanças.

Luís Laginha de Sousa – Presidente da EURONEXT Lisbon 

LUIS LAGINHA

Luís Laginha de Sousa é, desde 2010, Presidente da Euronext Lisbon. Foi Administrador da Caixaweb, SGPS, S.A.e administrador de várias participadas do grupo CGD, tanto em Portugal como em Espanha. Desempenhou igualmente funções de Gestão e de direção em empresas portuguesas e multinacionais. Possui um MBA da Universidade Católica Portuguesa (1995) onde também se licenciou em Economia (1988).

João Bouça de Morais  – Fundo ACCOLA

JOÃO BOUÇA

Partner da GTE Consultores e Senior Adviser da Accola Capital, é consultor financeiro de várias empresas em Portugal. Tem mais de 15 anos de experiência na banca de investimentos e banca comercial. Foi CEO do Santander Asset Management Portugal, Director Geral Adjunto da Rede Empresas e Director da Divisão Internacional do Banco Santander Totta e membro da Comissão Executiva do Banco Santander de Negócios Portugal Totta.

Carlos Tavares – Presidente da CMVM

CARLOS_TAVARES_CMVM

Presidente da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Depois de se formar na Faculdade de Economia do Porto, em 1975, integrou o gabinete de estudos macroeconómicos do BPA, onde trabalhou com Miguel Cadilhe, até 1985, que, mais tarde, o convidou para seu assessor no Ministério das Finanças. Em 1989, assume o cargo de secretário de Estado do Tesouro. Voltou à banca em 1992, passando por entidades como BPA, BNU, CGD e a CISF. Foi ministro da Economia no Governo de Durão Barroso.

Jorge Henriques – Diretor Geral da Mineraqua Portugal

Jorge Henriques- FIPA

Nasceu em Castanheira de Pêra, em 1953. É atualmente Diretor-geral da Mineraqua Portugal. Foi responsável pelo Departamento de Normalização, do Representante em Portugal da Multinacional Americana John Deere, para a área Agrícola e Industrial. Em 1977, iniciou a sua carreira na área da indústria Agro-Alimentar, tendo desempenhado várias funções de direção e de administração na indústria dos Sumos e Concentrados e dos Óleos Alimentares. Em 1989, transferiu-se para a Indústria de Águas Minerais, tendo sido responsável pelo lançamento do primeiro projeto de engarrafamento e comercialização de águas em embalagem PET no mercado Português. Em 1994, ingressou no Grupo Nestlé, vindo a assumir a direção Comercial e de Marketing da NESTLÉ WATERS PORTUGAL. Em 2012, foi reeleito presidente da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, exercendo atualmente o 4º mandato neste cargo. Em 2010, exerceu funções de vice-presidente da CIP, sendo atualmente vice-presidente do Conselho Geral, membro da Direção e presidente do Conselho Setorial do Comércio. É membro da Direção da APIAM desde 1997.

João Rafael Koehler – Presidente da ANJE

JRK_ANJE

Administrador executivo da Colquímica – empresa familiar fundada em 1953, pioneira na produção de colas de base aquosa e de colas “hot melt”, que exporta 90% da sua produção e está presente em 45 países. É também sócio e administrador da Colquímica Polska (ambas as empresas operam na área da química). Licenciado em Direito (área jurídico-económica) pela Universidade Católica (Porto), efetuou uma pós-graduação e um mestrado em Relações Internacionais. Depois de dois anos de exercício da advocacia e de um ano enquanto docente universitário, dedicou-se inteiramente à atividade empresarial. Para além da atividade na Colquímica, liderando a internacionalização da empresa e multiplicando por 20 a faturação, criou a sua própria empresa de consultadoria, assessorando multinacionais em projetos imobiliários em Portugal. Está envolvido em vários projetos industriais, destacando-se a criação da Elastictek, tendo finalizado recentemente o fund raising de 15 M. de euros para a produção de Polietileno e Elástico na zona centro de Portugal. Detém participações em startups, tais como a Imaginew, e várias empresas early stage, envolvidas quer em projetos de tecnologia autossustentável, quer em projetos de base tecnológica. Detém igualmente participações em patentes (smatcam). Integra o painel de investidores do programa televisivo Shark Tank Portugal. É Presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. É também Presidente da Direção do Portugal Fashion, maior evento de moda em Portugal.

José de Matos – Presidente da Caixa Geral de Depósitos

JM_CGD

Nasceu em 1953. É Vice-Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde julho de 2011. Presidente do Conselho de Administração da Parcaixa, SGPS, S.A., desde novembro de 2011. Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Bancos, desde abril de 2012. Presidente da Caixa – Participações, SGPS, S.A., desde agosto de 2013. Licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.

Conceição Lucas –  Administradora Executiva do Grupo Millennium BCP

CL_BCP1

Administradora Executiva no Grupo Millennium BCP desde 2012. Nas suas funções, tem o pelouro das grandes e médias empresas e banca de Investimento e é a administradora responsável pelo Millennium Angola. Antes da sua nomeação para o Millennium BCP, foi administradora e diretora de outras instituições  financeiras em Portugal. Também teve uma passagem pelo mundo académico, tendo sido docente dos cursos de Economia e Gestão na Universidade Católica Portuguesa.

José Corrêa Guedes -Professor da Universidade Católica Portuguesa

JCG_UCP

Professor Catedrático. Doutorado em Gestão e Mestre em Economia pela Ohio State University. Licenciado em Economia pela CATÓLICA-LISBON, onde foi Diretor Académico do The Lisbon MBA. A sua investigação incide sobre Finanças Empresariais, tendo publicado artigos no Journal of Finance & Review of Financial Studies. Tem uma extensa experiência de Consultoria, tendo trabalhado para empresas como a Galp, EDP, Santander Totta e Estradas de Portugal, entre outras.Professor Catedrático. Doutorado em Gestão e Mestre em Economia pela Ohio State University. Licenciado em Economia pela CATÓLICA-LISBON, onde foi Diretor Académico do The Lisbon MBA. A sua investigação incide sobre Finanças Empresariais, tendo publicado artigos no Journal of Finance & Review of Financial Studies. Tem uma extensa experiência de Consultoria, tendo trabalhado para empresas como a Galp, EDP, Santander Totta e Estradas de Portugal, entre outras.

Luís Alves Monteiro – Partner da Boyden

Luís Alves Monteiro

Partner da Boyden Portugal desde Maio de 2006, Presidente da Comissão de Remunerações da Sociedade Orey Antunes e da Orey Financial e Administrador não Executivo do Banco BIC até 2015, com responsabilidades na Comissão de Remunerações, formou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. Exerce também funções de Presidente da Comissão de Acompanhamento do Fundo de Acidentes de Trabalho por Portaria da Senhora Ministra de Estado e das Finanças.
Do seu curriculum, destacam-se as funções que exerceu como Secretário de Estado da Indústria nos governos de Cavaco Silva, Consultor da ONU para o Desenvolvimento Industrial e Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, do Conselho de Administração da Caixa Leasing e Factoring, do Conselho Fiscal da Quimigal, dos Conselhos Consultivos da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica e do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social. Foi também Administrador da Caixa Geral de Depósitos e da Caixa – Banca de Investimento.

 

CIP_Congresso_Rodape4

 

POPH
QREN
Governo da República Portuguesa
União Europeia