BusinessEurope publica documento estratégico sobre a futura dimensão social da UE

  Categoria: Assuntos Sócio-Laborais, Destaque, União Europeia

2019-06-24-the-future-of-the-social-dimension-in-europe

 

A Europa é um dos melhores lugares para se viver e trabalhar no mundo. E temos boas razões para estarmos orgulhosos do modelo social Europeu e das suas medidas para assegurar que progresso económico leva a progresso social.

Mas tendo em conta todos os desafios que a Europa enfrenta, o progresso e os direitos sociais que adquirimos ao longo dos anos não podem ser tomados como garantidos. Daí a BusinessEurope ter publicado o seu novo documento estratégico – “A futura dimensão social da UE”. Neste documento, a BusinessEurope apela a um novo tipo de governação social europeia e a uma coordenação melhorada no que toca às políticas e reformas nacionais relacionadas com as matérias de emprego e de proteção social e defende duas condições fundamentais para que a Europa possa melhorar a sua dimensão social:

  1. Combinar melhor as políticas sociais e económicas, e desenvolver uma estratégia para aumentar o crescimento e a competitividade.
  2. Melhorar a sinergia entre as políticas e ações sociais a nível Europeu e nacional, e assegurar que a política social reflete o funcionamento da UE, respeitando o princípio da subsidiaridade.

Este documento coloca também em evidência a necessidade de construir um ambiente empresarial conducente à criação de bons empregos e que permita às empresas tornarem-se mais competitivas a nível mundial. Isto será necessário para manter o estilo de vida europeu e dar aos trabalhadores e aos cidadãos oportunidades para realizarem o seu potencial, combatendo a pobreza e a exclusão social.

Veja também o vídeo produzido pela BusinessEurope no âmbito da promoção deste documento estratégico.

Partilhar...Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn